Lindas 'Mini Meditações' (2)

Reconstruir

 Que tarefa fascinante, extraordinária é juntar tudo de novo. Reconstruir, refazer, recomeçar. É uma nova vida que se faz!
Que material precioso é a vida humana! Pode fracassar, cair, levantar, fazer-se em pedaços. Mas você pode se recuperar de novo, reconstruir, reerguer-se.

Estou pensando em Maria Madalena, no filho pródigo, na mulher de Samaria, no ladrão na cruz. Vidas quebradas, despedaçadas, que foram reconstruídas pelas mãos do Senhor. Não diga que a sua vida foi destruída. Não fique maldizendo a sua sorte.
Deixe Jesus ajuntar os pedaços de sua vida para reconstruí-la novamente.

 

Crer em meio aos problemas


Como é difícil crer em Deus quando estamos envolvidos com tantos problemas. Talvez você tenha até pensado que Deus é teu maior adversário. Porém, esse mundo não é um constante navegar em águas tranqüilas, vivendo sempre debaixo de um céu azul. Precisamos crer em Deus em todas as situações da vida sejam elas boas ou más, e estar preparados para enfrentá-las.
Paulo, o apóstolo, nos adverte dessa realidade, dizendo que o fato de sermos cristãos não nos isenta dos contratempos em nosso viver. Diz ele: atribulados, mas não angustiados, perplexos mas não desamparados, abatidos, porém não destruídos, afligidos mas glorificados e finaliza com essa declaração: “Tudo posso nAquele que me fortalece”.
Se você está cansado de andar sozinho, preocupado com o amanhã, creia em Deus e peça que Ele guie teu viver.


 

Recomece!

Você não consegue realizar seus ideais, os planos não dão certo, e as coisas não correm como você gostaria? Você busca algo que não sabe dizer o que é? Não compreende o verdadeiro significado da vida. Não entende porque suas esperanças não se concretizam?
Prezado ouvinte, não tenha receio de começar a reconstruir. Lembre-se que, o que está acontecendo, pode finalmente reverter para o seu bem. Todos os que venceram travaram lutas e batalhas. Os grandes sacrifícios valorizam as grandes vitórias. Talvez a causa de seu insucesso, seja você querer lutar sozinho.
Então, peça a ajuda de Deus, pois Ele coloca a sua disposição os recursos divinos. Deus está garantindo prá você que Ele é fiel e a obra do amor, planejada por Ele, será completada. Ele irá completá-la. Faça sua parte e, o mais, Ele fará.



O Senhor está perto!

Você está enfrentando problemas para os quais não vê solução, e chega ao ponto de se desesperar, achando que nada vai dar certo? Pare um pouco e medite. Nas horas mais escuras há um lugar que lhe oferece refúgio. É o calmo retiro com Deus. Ele quer estar ao seu lado e quer ajudá-lo.
A Palavra de Deus diz: “Perto está o Senhor de todos os que O invocam”. Então, por que não se achegar a Ele e pedir-lhe Sua ajuda? É preciso por um momento parar. Fazer silêncio em sua alma. Parar e aquietar-se para ouvir a voz mansa e suave de Jesus a lhe dizer: “Não tenha medo, esteja quieto e veja o livramento que irei operar”.
Confie, perto está Jesus dos que tem tristeza no viver, de todo aquele que O busca com fervor.



Enfrentando a tempestade

Jesus estava no barco com os discípulos, quando sobreveio tão grande tempestade no lago, que as ondas cobriram a embarcação.
Assustados, os discípulos despertaram o Mestre adormecido, dizendo-lhe: “Senhor, salva-nos que perecemos!” Jesus, acordando, fez a seguinte pergunta: “Por que temeis, homens de pequena fé?” E levantando-Se, ordenou aos ventos e ao mar que se aquietassem e houve grande bonança.
As palavras de Jesus, dirigidas a eles, atravessam os séculos e chegam a nós hoje. A você, que está enfrentando uma grande tempestade e sente que vai naufragar, Jesus lhe faz a mesma pergunta: “Por que você tem medo, meu filho? Não tema porque Eu estou com você. Nas horas mais escuras da vida Eu não o deixarei e nem o desampararei”.
Creia nesse Deus maravilhoso. Não há ninguém igual a Ele.



Não tenha medo das aflições

Paulo, o apóstolo, escreveu certa vez: “Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus”. É realmente fácil entender essa declaração quando as coisas vão bem. Mas, é muito difícil entender, ou aceitar, quando as tristezas e angústias nos afligem. É bem verdade que Deus não nos prometeu uma existência fácil.
Jesus afirmou: “No mundo tereis aflições”. Mas Ele nos assegura que mesmo as nossas mais desafortunadas experiências contribuem para o nosso aperfeiçoamento espiritual, nosso amadurecimento, nosso crescimento interior. Ainda mais, se você confiar em Deus nesses momentos difíceis, se buscar nEle a força que necessita, Ele estará com você, porque dEle é a promessa: “Não tema, porque Eu estou com você, não te deixarei, nem te desampararei. Portanto, creia, espere e confie, mesmo quando angustiado e afligido. Não há razão nenhuma prá desistir e desesperar”.

Preocupações imaginárias

Há gente que cruza o nosso caminho, reclamando da vida: “Tudo vai mal. Está tudo encrencado. Ninguém me compreende. Todo mundo me persegue. A má sorte não me larga. Nada me sai bem”. Por quê? Porque a nossa imaginação tem a cor das nossas preocupações.
Há um velho provérbio chinês que diz: “Eu me queixei por não ter sapatos, até encontrar um homem sem pés”.

Seja otimista. Procure sempre o lado bom das coisas e dos acontecimentos. O homem de fé é um peregrino de esperança. Não cruze os braços. Não descanse e não pare à beira do caminho, deixando a vida passar. Levante e caminhe em frente. Não perca nunca a esperança no caminhar de sua vida. Para frente! Pense em Jesus e nas promessas que Ele fez! Deus está com você!


Amiltom Menezes

Comentários