6 de dezembro de 2014

Mini Meditações - FALANDO AO CORAÇÃO

Amai-vos!


Algumas pessoas vibram diante de uma luta de boxe, quando um atleta desafia o outro para uma troca de socos onde o nocaute do adversário é o alvo. Como se isso fosse realmente um sinal de masculinidade numa pseudo educação, os meninos são ensinados a não levarem desaforo para casa. Cada desafio deve ser respondido à altura.
Assim, de desafio em desafio nos vemos “assaltados” por barbaridades no trânsito, nos bares, nos estádios e nos lares…
Há os que vêem como desafio apenas aquilo que se reduzirá em agressividade. Poucos atentam para um outro tipo de desafio que Cristo faz a todo homem que é: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros…” (João 13:34). Eu vos desafio a que vos ameis!
Amar é mais difícil que bater, xingar, odiar. Deus é a fonte do amor. Indo a Ele você receberá amor e se tornará tão cheio dele que viverá amando. Aceita o desafio?

 

Alivio


É possível que hoje você esteja com uma carga bem pesada, com profunda vontade de mudar, de sentir algo diferente. As frustrações, as tristezas, cortam nossa alma e nos esmagam. Precisamos de Alguém que, na hora exata de nossa maior necessidade, nos diga algo positivo, algo de valor. Alguém que nos oriente, que nos mostre um caminho melhor em nosso viver. Alguém que nos tire das trevas e nos alivie dos temores. Milhares de pessoas já encontraram esse Alguém na pessoa de Jesus e hoje experimentam a paz de poder repousar em Seus braços de paternal amor. Se você o perdeu, ou ainda não O conhece genuína e pessoalmente, não desanime. Jesus sempre esteve olhando para você, nos bons e nos maus momentos, apenas esperando que você O chame e convide para que Ele entre em sua vida e seja seu amigo, seu Onipotente ajudador. Experimente! Busque a Jesus, através da oração e do estudo de Sua Palavra. Você não ficará decepcionado.

 

Você não é um grão de areia


A Bíblia é um livro maravilhoso. Observe esta idéia no Salmo 139. “Quão preciosos, oh Senhor, são para mim os teus pensamentos e como é grande a soma deles. Se eu os contasse excederiam aos grãos de areia. Contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” Você mesmo pode imaginar quantos grãos de areia podem estar em sua mão quando você pega um punhado de areia na praia? Milhões deles. São tão pequeninos que nem dá para contar a olho nu. Pense na mente infinita de Deus. Quão elevados não devem ser os pensamentos a respeito de você, não é verdade? Ele mesmo chegou a entregar o seu próprio Filho para morrer por você a fim de que você pudesse viver eternamente com Ele. Não se desespere, não temas, não se desanime. Deus continua pensando em você e ajuda em seu favor pois os pensamentos de Deus são tingidos de amor.

 

Até as aves sabem o caminho


FALANDO AO CORAÇÃO 084
Os cientistas ainda não compreendem o mistério da imigração das aves. Certas aves aquáticas atravessam, todo o Pacífico, do Japão para a Califórnia. Chega o tempo de unificar e vão direto para a costa da Austrália. A andorinha do mar liga a distância de 35 mil quilômetros de ida e volta do oceano Ártico para o Antártico. As vezes penso quantos aviões já se espatifaram porque algum instrumento não funcionou. Sem instrumentos, sem bússola, sem relógio, sem radar, sem calendário, elas sabem o seu caminho porque Deus as guia através do instinto. Amigo ouvinte, e você? Por que não entrega os teus caminhos à direção divina? É mais seguro!

 

Na cruz há esperança

Os grandes inimigos da vida, não são externos, mas aqueles que estão dentro de nós: temor, ansiedade, culpa, insegurança. Isso destrói tudo o que belo na vida. Mas como se livrar desses inimigos? Olhe para a cruz, o Filho de Deus morrendo pelos seus pecados, morrendo em seu lugar, para que você pudesse viver, viver uma vida alegre e feliz. Sua morte na cruz é a sepultura de toda a sua culpa, de todos os erros e de todo o seu passado. A cruz foi o preço pago para liberá-lo desses inimigos internos que infelicitam a sua vida. Através da cruz, você recebe o perdão de todos os seus pecados. Perdão, maravilhoso milagre de Deus por você.

 

Orar é o respirar da alma


A oração é a respiração da alma. Você deve orar não só quando as coisas vão mal, mas, sempre, como a respiração. Aliás, sem respiração você nem vive. E sem oração a sua saúde espiritual estará em perigo. Nem sempre as orações são palavras, petições, ações de graças, confissão, adoração. Muitas vezes se resumem na parte passiva de um diálogo ou na simples companhia de Deus. O mais prudente sempre é… ouvir a voz divina, ao invés de tentar explicações sobre nossas necessidades. Ele sabe mais e melhor. Nós é que sabemos muito pouco a respeito de Deus e Seus sublimes desígnios e ideais para conosco. O Senhor escuta a nossa voz e nós devamos aprender a ouvi-Lo. Experimente! A sua vida mudará, com certeza!

 

Durma bem…

Certo cristão estava muito preocupado com um problema muito grave. O sono lhe fugiu. Andava pela casa, de um lado para o outro. O coração estava oprimido sem achar a solução. O que fazer? Como de costume ele orou a Deus pedindo ajuda. Ao terminar sua prece, ouviu uma voz mansa e delicada falando a sua consciência: “Meu filho, vá deitar. A noite eu cuido de você.” Ele então recolheu-se para o descanso. Teve um sono tranqüilo e reparador Ao despertar pela manhã já havia uma possível solução para o seu problema. Está você enfrentando a mesma situação? Jesus Cristo tem a resposta: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei.” Não se prive do sono. Confie naquele que é poderoso para solucionar todos os problemas. Ele está dizendo agora para você: “Vá dormir meu filho. A noite eu cuido de você.”

 

Vá devagar até que a neblina passe

É possível que você esteja vivendo dias escuros, não vendo nada pela frente. Talvez é como se você viajasse através de espessa cerração. Não dá para enxergar, não dá para correr. Talvez você já tenha corrido muito e agora não dá mais… Vá devagar até que a neblina passe…. Nenhuma escuridão dura para sempre. Além do mais, é lembrar que você não está só. Deus é um Deus de luz, e faz parte de Sua natureza desfazer as trevas. Aprender a andar com Ele nas trevas é uma das lições mais preciosas. A fé fortalece a confiança, enriquece a nossa esperança e experiência. Deus está dirigindo você, mesmo agora. Tenha a certeza: quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, firme-se sobre o seu Deus. Confie nEle sejam quais forem as circunstâncias. Ele estará com você.

 

Não viva nas trevas



Por motivos alheios à sua vontade, a tristeza pode bater a porta de sua casa. Contudo, ela sempre precisa de seu consentimento para ficar. Sofrer, todos sofrem, mas ser triste e viver triste, é uma escolha sua. A luz do sol penetra e ilumina sua casa, conforme você for abrindo as janelas. Assim também acontece em sua vida.
Não permita que as sombras e a tristeza o envolvam. Não viva nas trevas e na melancolia. Não se feche em você mesmo. Apesar da escuridão, tenha coragem de enfrentar a vida, abrindo as janelas de sua alma, para que a luz divina ilumine todo o seu ser.
Que Jesus faça parte de sua vida. Só Ele pode dar-lhe a alegria de viver. Deixe-O entrar!

 

O perdão vem da cruz


A vida é cheia de tristezas, problemas e ansiedades. Muitas vezes, essas coisas fogem ao nosso controle. Podemos, no entanto, aumentar essas dificuldades, quando sempre nos culpamos pelo que está acontecendo.
Querido ouvinte, Deus não quer que você carregue o fardo da culpa. Olhe para a cruz do Calvário. Dos lábios de Jesus saíram estas palavras: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
Você pode ter o perdão. O perdão vem da cruz. Vem de Alguém que morreu por você. Tudo o que você precisa é pedir e crer.
Lembre-se: Deus promete perdoar e esquecer e lembre também que Ele sempre cumpre o que promete.

 

Volte prá casa!

Por certo você já ouviu a história bíblica a respeito do filho pródigo, que, sendo filho de um rico fazendeiro, saiu de casa e após ter enfrentando o sofrimento, e a fome, resolveu voltar para a casa paterna. Para surpresa sua o pai não o repreendeu, mas o recebeu de braços abertos, perdoando a insensatez do filho. As experiências do filho pródigo têm gosto amargo, pois a verdadeira alegria e a felicidade não existem longe da casa paterna. Deus, nosso Pai, o está convidando agora a voltar para junto dEle. Jesus lhe diz: “Venha, meu filho, você que está cansado e sobrecarregado com as lutas e problemas desta vida. Volte para casa. Eu estou te esperando de braços abertos.”

 

Não lembre dos erros

Você passa a vida recordando seus erros passados, queixando-se do presente e angustiando-se com o futuro.
Querido ouvinte, permita-me dizer-lhe que Deus não se agrada que você viva assim. Todos nós erramos e o que passou, passou. Peça a Deus que o ajude a viver o dia de hoje, e entregue seu futuro aos cuidados divinos. Assim sua vida será mais alegre e feliz.

 

Solução?


Você está envolvido com uma série de problemas, e não consegue encontrar uma solução?
Desavenças, carência afetiva, dificuldade econômica? Tudo isso o desafia. Mas neste momento quero lembrar-lhe que você não está só. Deus, o Pai, está interessado em seu bem-estar. O Céu inteiro quer ver-te feliz. Deus não conhece impossibilidades, muito pelo contrário, a impossibilidade do homem, é a oportunidade para Deus agir.
Busque a ajuda divina e com certeza encontrará a solução para seus problemas, pois Jesus está lhe dizendo agora: “Não temas e nem te espantes, porque Eu te ajudo, Eu te fortaleço, e te sustento com o Meu braço forte”.

 

Deus pode socorrer você


Quem sabe agora você está enfrentando dias difíceis: complicações, desentendimentos, desespero… No fundo do coração você anseia por socorro e talvez não saiba o que fazer.
Deixe-me contar-lhe que no passado, um homem chamado Davi, enfrentou os mesmos problemas que você e chegou a conclusão de que só Deus poderia livrá-lo de sua situação aflitiva. Disse ele: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. E assim aconteceu.
Prezado ouvinte, creia que só Jesus pode mudar essa situação, só Ele pode socorrê-lo.

 

Faça sua parte


Quando alguém vive momentos de angústia o que mais deseja é de alguém cuja mão forte o sustente, uma palavra amiga que lhe traga alívio. Lembre-se que você precisa fazer sua parte, buscar dentro de si as condições necessárias para superar as crises e se erguer em momentos difíceis. Mas, sobretudo, creia em Deus, e no Seu poder.
Ele é um Pai amoroso que está lhe dizendo: “Filho, Eu estou com você todos os dias e quero lhe dar o alívio e a paz que seu coração busca”.

 

Senhor, dá-me esperança!

Senhor, dá-me a esperança…
Leva de mim a tristeza e não a entregue a mais ninguém.
Planta em meu coração a semente do amor
E arranca de minha alma as rugas do ódio.
Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros,
Em amigo, um ente querido.
Senhor, dá-me o sabor de saber perdoar
E afasta de mim os desejos de vingança.
Ajuda-me a fazer feliz o maior número de pessoas, para ampliar meus dias
Risonhos e resumir suas noites tristonhas.
Afasta de minha alma o orgulho e a presunção
E enche meu coração com divina fé, para sempre louvar o Teu nome.
Senhor, dá-me a esperança…

 

Encontre a felicidade

Ninguém pode fazer-nos felizes. Outras pessoas podem contribuir para a nossa felicidade, mas é irreal esperar que alguém nos faça felizes. Ninguém é feliz o tempo todo. Precisamos tomar uma direção com referência ao contentamento: os sábios “se contentam com o contentamento”, salpicado por pontos ocasionais de felicidade.
Qualquer contentamento ou felicidade duradoura que você alcance não virá como resultado de encontrar a “pessoa certa”, que irá fazer você feliz para sempre, ou como resultado de encontrar o emprego certo, ou de alcançar alguma ambição, mas como resultado de descobrir e aplicar princípios eternos recomendados por Deus.
Bem aventurados (que quer dizer felizes) aqueles que praticam ou fazem a vontade de Deus. Palavras de Jesus no evangelho de João (13:17).
Pense nisso e deixe a alegria do amor e do serviço inundar seu coração.



Amiltom Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário