Cada Dia uma Nova História - Inspiração Juvenil

O valor do sorriso
Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18
- Como você está se sentindo hoje? - o Dr. Afonso perguntou, aproximando-se do leito hospitalar de Viviane.
- Parece que capotei um carro e ainda não me tiraram do meio das ferragens - Viviane sorriu.
- A parte da capotagem é verdade, mas ainda bem que a equipe de bombeiros conseguiu retirar você do automóvel com vida.
- Eles foram anjos enviados por Deus, doutor. Contaram-me que não sobrou nada do meu veículo. Os bombeiros não acreditaram quando perceberam que eu ainda estava viva. Você crê em milagres, Dr. Afonso?
O médico ateu continuou olhando para os registros da paciente, ensaiando alguma resposta que não contrariasse as convicções de Viviane, pois sabia que a fé era importante para ela. De fato, aquela história não era comum. Ela chegou ao hospital praticamente morta. Foram horas na sala de cirurgia, atendida por uma ampla equipe médica. Vários órgãos dela foram afetados no acidente. Viviane corria risco de morte e, mesmo assim, sorria. Isso era o que mais intri­gava o Dr. Afonso: Como uma pessoa podia sorrir mesmo em meio a tanta dor? Depois de considerar os fatos, respondeu:
- Eu creio que as pessoas tenham dons especiais. Por exemplo, os profissionais que a salvaram possuem habilidades diferenciadas que desenvolveram com experiência e treinamento. Eu também acredito na capacidade que alguns indivíduos têm para enfrentar problemas de forma otimista. Para mim, você é um caso desses.
Viviane aproveitou a oportunidade para testemunhar:
- Eu acredito em um Deus que dá dons para todos nós e que coloca o sorriso em nosso rosto, mesmo quando sofremos!
O poeta William Shakespeare escreveu: "Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito." De fato, ao sermos atingidos por qualquer situação difícil, é impossível definir como nos sentiremos. No entanto, fica em nossas mãos a escolha de que tipo de atitude teremos diante das lutas.
Mesmo em meio aos problemas e dificuldades, dê graças a Deus. Desenvolva uma postura esperançosa e tenha a convicção de que Ele está com você em todos os momentos. Confie em seu Criador e sorria, pois Ele tem propósito para todas as circunstâncias da vida.


O Resgate
Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a Tua salvação! Salmo 51:14
As luzes vermelhas das viaturas da polícia e dos bombeiros lançavam um bri­lho mortiço nas águas da chuva fina.
- Meu filho está no banco detrás - Ricardo falou em meio às ferragens do carro. - Por favor, ajudem meu filho!
- Fique tranquilo, senhor - disse um dos oficiais. - Vamos salvar vocês dois. Não há risco de incêndio e já estamos quase alcançando o garoto. Logo, logo, vocês dois estarão a salvo.
Ricardo estava apavorado, apesar das palavras do soldado. Sua última re­cordação era a de um carro vindo em sua direção e de sua tentativa de frear o veículo que dirigia. Depois disso, lembrava-se vagamente dos sons de vidro se quebrando e metal sendo amassado, como se o carro estivesse dentro de um compactador. Quando despertou, ouvia a voz dos socorristas; mas, até aquele momento, seu filho ainda não tinha dado sinal de vida.
- Já estamos com seu garoto! - anunciou o mesmo bombeiro. - Ele já está recebendo cuidados na ambulância.
- Graças a Deus! - Ricardo chorou. Depois de suspirar, informou o policial:
- Eu estou sentindo meu abdómen molhado, acho que é sangue. Começo a sentir muita dor em minha perna.
- Acalme-se, pois nossa equipe já está quase o alcançando! Vai ficar tudo bem. Minutos depois, conseguiram completar o resgate. Ricardo e o filho foram salvos da morte. Sem dúvida, a rápida intervenção dos bombeiros foi fundamen­tal para que eles sobrevivessem. O pai, porém, teve lesões profundas na perna direita e ficou manco. O garoto carregou em seu rosto algumas cicatrizes, con­sequência dos estilhaços de vidro.
Nosso mundo pecaminoso é como um carro acidentado, e nós somos seus passageiros. Cristo já providenciou nosso resgate. Em breve, Ele nos retirará das ferragens do mal; mas de modo diferente ao da história de hoje, não car­regaremos cicatrizes desse desastre. Quando formos finalmente resgatados, seremos restaurados totalmente e levados para um novo mundo, onde não haverá luto, nem pranto e nem dor (Apocalipse 21:4). Esteja preparado para esse grande dia!


Moinho abandonado
O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as Suas mãos fizeram. Salmo 19:1
A velha bicicleta carregava o casal de namorados e soava uma sineta a cada solavanco que dava.
- Para aonde você está me levando? - Cristine perguntou quando Silas entrou em uma estrada antiga.
- Ao moinho abandonado. Quero lhe mostrar uma coisa - ele disse, atravessando o pasto amarelado e ressequido que ladeava a trilha.
- O que é aquilo adiante? - Cristine apontou para um ponto vermelho no fim da estrada.
- Você vai ver!
Quando finalmente chegaram, a jovem viu que o ponto vermelho, na verda­de, eram rosas que ficavam na base do moinho abandonado.
- São lindas! Como vieram parar aqui? - ela quis saber.
- Não sei. O que você acha?
- Talvez alguém tenha jogado as sementes, ou o vento as trouxe até aqui. Só sei dizer que são maravilhosas - Cristine disse, sentindo o perfume daquelas belas rosas vermelhas.
- Quer vê-las de cima do moinho? - perguntou o rapaz, conduzindo-a pela velha porta do prédio. Eles subiram as escadas com muito cuidado para que os degraus não cedessem debaixo dos pés. Quando chegaram ao topo, a namorada viu, que na verdade, o campo de rosas formava um coração.
- Foi você quem as plantou aqui! - ela deduziu acertadamente.
- Eu te amo, Cristine. Quer se casar comigo? Quero viver para sempre com você!
Silas deixou uma mensagem inconfundível por meio da maneira como plan­tou o campo de rosas. Tudo fora planejado e não havia espaço para o acaso na­quela demonstração de amor.
Nós vivemos em um jardim chamado Terra, cuja criação demandou ações intencionais. O cientista Isaac Newton afirmou: "A maravilhosa disposição e har­monia do Universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
Olhe para a natureza ao seu redor. Nada é fruto do acaso. Toda a beleza e perfeição do mundo contêm uma mensagem: Deus é o Criador. Ele nos ama e quer viver para sempre conosco!


Fugindo do mal
De todo mau caminho desvio os pés, para observar a Tua palavra. Salmo 119:101, ARA
No ano de 1995, eu viajava pelo Brasil com uma mochila nas costas prestando vestibulares onde fosse possível. Em uma ocasião, eu voltava de Marília, SP, e o ônibus parou em Londrina, PR, onde faria uma conexão para minha cidade, Mundo Novo, MS. Era noite e, no guichê de passagens, descobri que só haveria condução para o meu destino no meio da manhã do dia seguinte.
Ao conferir a carteira, percebi que tinha o suficiente para duas refeições e para a passagem de volta. Sem dinheiro para me hospedar em um hotel, a so­lução era passar a noite na rodoviária. Perambulando pela estação, deparei-me com uma banca de jornais e revistas. Destacadas em uma das estantes, estavam algumas revistas impróprias. Calculei mentalmente o quanto havia em minha carteira e concluí que havia dinheiro para comprar uma daquelas revistas.
Imediatamente, afastei esse pensamento e virei em direção oposta à banca. Mencionei aquela tentação a Deus e falei para Ele: "Senhor, eu não quero passar a noite neste lugar."
Sentei-me do outro lado da estação e à minha frente estava um rapaz com um livro cristão na mão. Comecei a conversar com ele sobre Jesus, e ele me contou que fazia Teologia; por isso, lia bastante sobre esse tema. Quando per­guntou meu destino, expliquei-lhe minha situação, mencionando que passaria a noite na rodoviária. O jovem me avaliou por um momento e finalmente disse:
- Eu estou esperando alguns amigos que virão para um encontro de jovens da nossa igreja. Há lugar em minha casa. Se você quiser, poderá dormir lá. Amanhã eu o trago aqui no horário do seu ônibus.
Fiquei sem resposta por um momento e não acreditei quando ele disse que era da mesma denominação que eu. Quando os seus amigos chegaram, conver­samos e descobrimos que, inclusive, possuíamos alguns colegas em comum.
Se eu tivesse cedido à tentação, teria desagradado a Deus e passado a noite naquela rodoviária com uma revista suja nas mãos. A solução dos nossos proble­mas jamais estará perto do pecado. Ao contrário, estará sempre do lado oposto. Quando a tentação se apresentar a você, desvie-se dela imediatamente. Clame a Deus e tenha certeza de que Ele proverá a melhor saída.


Amigos
Depois, Daniel foi para casa e contou tudo aos seus amigos Ananias, Misael e Azarias. Daniel 2:17
A paisagem ia passando pela janela do carro. Priscila e Gabriel estavam quie­tos no banco detrás, cheio de bagagens.
- Vocês farão novos amigos - disse a mãe tentando consolar os filhos. O silêncio dos dois foi a única resposta. Então, ela continuou:
- Escolhemos uma boa escola. Tenho certeza de que vão se entrosar rápido e logo nem se lembrarão de que mudamos novamente.
- Eu não vou esquecer minhas amigas - falou Priscila, mal-humorada.
- E eu não vou esquecer meus amigos - completou o irmão.
O pai estacionou o carro num quiosque na beira da estrada para lancharem. Enquanto aguardavam seus pedidos, ele desabafou:
- Também deixei amigos na agência. Isso é complicado para mim, mas o pior de tudo, é forçar vocês a deixarem as pessoas que conquistaram durante o tempo em que ficaram lá.
- Eu sei que você faz isso para melhorar nossa vida - Gabriel comentou. - Mas é ruim demais começar tudo de novo...
- Temos medo de nos apegar aos novos amigos e, depois, precisar deixá-los outra vez - desabafou Priscila.
- Agora escolhi uma boa cidade, e a remuneração é muito boa - o pai sorriu, lembrando-se da promoção no banco. - Prometo a vocês que ficaremos muito tempo por aqui e poderemos parar com tantas mudanças.
O presidente norte-americano Abraham Lincoln disse que "a melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades". Fazer novos amigos é muito bom, assim como conservar os antigos. Há pessoas que estão sempre se mu­dando em razão de seu trabalho, e isso torna difícil, mas não impossível, a for­mação de laços de amizade. Se você é uma dessas pessoas, não tenha medo de fazer novos colegas por onde passar. Mesmo correndo o risco de se separarem a qualquer momento, é melhor sentir saudade de um bom amigo do que não ter feito nenhum.
A vida fica infinitamente melhor quando temos ao lado pessoas especiais com quem podemos compartilhar os melhores e piores momentos de nossa exis­tência. Ainda que sintamos saudades, vale lembrar que esse é um sentimento que só temos por pessoas que realmente marcaram nossa vida.


Dons
Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Romanos 12:6
Deitada na cama, Cecília apoiava o rosto sobre as mãos enquanto estudava a lição da Escola Sabatina com grande euforia. Estava muito animada com o tema da semana: os dos dons espirituais. Ela fechou o guia de estudo e conferiu os textos indicados para leitura, incluindo l Coríntios 12:31, que diz: "Por isso se esforcem para ter os melhores dons."
Ao ler, pensou: "Seria muito legal se eu possuísse algum dom!" Então, re­petiu uma oração que fazia havia alguns dias: "Deus, eu quero muito receber algum dom para servir-Lo!"
Na manhã seguinte, sábado, Cecília foi à igreja com os pais. Ao chegar, en­caminhou-se à sala de jovens, onde os líderes da classe iniciaram uma conversa a respeito dos desafios e das bênçãos da semana que passara. Quando encerraram esse momento, o rapaz que conduzia a conversa disse:
- Nosso professor não veio. Alguém quer conduzir a lição hoje?
Um arrepio percorreu a coluna de Cecília, e ela levantou a mão instintiva­mente. Sempre participava dos momentos do estudo, compartilhando o que aprendera durante a semana. No entanto, naquele dia, havia algo especial, pois estudara a Bíblia com uma dedicação diferente de todas as outras vezes. Seria aquela a resposta de Deus para seu pedido? Só tinha uma maneira de desco­brir: levantou-se e foi à frente dirigir o estudo da lição com os amigos da Escola Sabatina.
Ellen White disse que"Deus tem posto na igreja vários dons. Estes são preciosos em seu devido lugar, e a todos é dado ter uma parte na obra de preparar um povo para a próxima vinda de Cristo" (Obreiros Evangélicos, p. 481). "Nem todos os ho­mens recebem os mesmos dons, porém a cada servo do Mestre é prometido algum dom do Espírito" (Parábolas de Jesus, p. 327).
Deus presenteia cada um de seus filhos com um dom especial. Ore para que Ele lhe dê oportunidades para que o seu seja manifesto. Não tenha medo, pois o Espírito Santo o conduzirá para exercer seu talento da melhor maneira e para o único fim que realmente importa: conduzir pessoas aos pés de Jesus!


Missão
Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas. Efésios 6:7
Era o primeiro dia de trabalho de Otacílio. Ele passara em um concurso públi­co e ainda não sabia quais seriam suas atribuições,
- Está vendo a pilha de papéis? - a chefe de cartório do Fórum perguntou, apontando para um montão de pastas empilhadas. - São intimações diversas. Há um nome e um endereço em cada uma delas. Entregue-as para as pessoas indicadas, colha a assinatura delas e devolva a segunda via para mim.
Otacílio abraçou o amontoado de papéis e foi fazer o que a chefe lhe havia or­denado. Uma semana depois, devolveu todos eles, com a assinatura das pessoas intimadas. Ao fazer isso, outra pilha o estava esperando.
Durante 60 dias, ficou nesse ciclo de entrega de intimações, devolução em cartório e recebimento de novos documentos. Depois desse período, foi até a mesa da chefe e lhe perguntou:
- Explique-me algo: Esses papéis nunca acabam? Ela riu e respondeu em tom amigável:
- Você conhece quais são as suas atribuições aqui no fórum? Otacílio acenou negativamente com a cabeça. Ela continuou:
- Você é oficial de justiça. Seu trabalho é entregar todos os documentos que chegam diariamente aqui. Ou seja, agora posso responder à sua pergunta: esses papéis nunca vão acabar!
Nossa missão nesta vida é sempre longa e, às vezes, parece interminável. A esse respeito, o escritor Richard Bach disse: "Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou."
Caso você seja estudante, saiba que, dependendo da profissão que escolher, precisará se atualizar constantemente. Se você já trabalha, é importante des­tacar que sempre haverá trabalho a ser feito. Enfim, nossa missão dificilmente terminará. Por mais que encerremos uma matéria ou projeto, sempre haverá outro em seguida. Para o cristão, há outra missão que ele precisa levar até seus últimos dias: comunicar o amor de Jesus a todos ao seu redor.
Não fique desanimado quando suas tarefas parecerem intermináveis. Agradeça ao Senhor pelas boas atividades que o ajudam a desenvolver seus dons e caráter. Trabalhar é sempre muito bom, e se for ao lado de Deus, melhor ainda!


Desprezado
Como Deus é poderoso! Ele não despreza ninguém. Deus sabe todas as coisas. Jó 36:5
Apesar de não ter mais idade para aquele ato, Zaqueu escalou a árvore. De ga­lho em galho, e com um esforço sem igual, o homem subiu no pé de figueira e olhou para a multidão.
Ele havia tentado se aproximar para ver um homem chamado Jesus. Por ser baixinho, Zaqueu não conseguira vê-Lo. Nem se arriscou a tentar passar entre a multidão, pois aquelas pessoas não gostavam dele. Zaqueu era odiado por ser o chefe dos cobradores de impostos.
De cima da árvore, o pequeno homem podia ver Jesus rodeado por uma infinidade de pessoas. Ele vibrou quando o grupo veio em sua direção. Pensou que, se continuassem por aquele caminho, passariam bem próximos ao local em que estava.
Isso de fato aconteceu. Jesus veio caminhando e não somente passou. O Mestre parou embaixo da árvore em que o cobrador de impostos estava. Naquele momento, o Senhor olhou para cima e disse:
- Zaqueu, desça daí. Vou ficar em sua casa hoje.
Aquilo era inacreditável! Todos rejeitavam o cobrador de impostos, mas Jesus conhecia até mesmo seu nome. Zaqueu desceu depressa e levou Jesus à sua casa, onde conversaram como amigos. O publicano confessou seus erros e disse que repartiria o que tinha com os pobres, bem como restituiria o que havia roubado no desempenho de seu trabalho (Lucas 19:1-10).
Deus não despreza ninguém. Seu amor pode alcançar a todos que dese­jam vê-Lo. Francisco de Assis afirmou que "nada existe desprezado no amor de Deus, que espera de nós a compreensão, e ainda nos dá meios de compreender. Vede a bondade de Deus na eternidade!"
Zaqueu sentia-se abandonado por toda a sociedade; porém, ao olhar para Cristo e conversar com Ele, teve a compreensão de seus erros. Esse encontro mudou totalmente a sua maneira de interagir com as pessoas que estavam dia­riamente com ele.
Mesmo que você se sinta desprezado, saiba que Jesus jamais o deixará. Cristo quer que você olhe para Ele e encontre todo conforto em meio à solidão que even­tualmente esteja sentindo.


Felicidade
Mais a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura. Salmo 4:7
- Você está diferente! - disse Fátima para a amiga ao lado, no balcão da loja.
- Eu me sinto diferente - Geise sorriu.
- Ah, me conta o que está acontecendo - implorou a colega. - Você conheceu alguém?
- Conheci! - Geise confessou, antes de atender uma cliente na loja de sapatos em que trabalhava.
Fátima ficou muito curiosa. Quando passava pela amiga, cochichava: "Onde você o conheceu?"; "Como ele é?"; "Ele é rico?"; "É bonito?"; e a cada pergunta, Geise sorria e fazia mistério.
No meio da tarde, Fátima olhou para a amiga ao longe e ficou impressionada com o quanto ela parecia feliz. Atendia os clientes com o dobro de simpatia e tratava os colegas com alegria contagiante. Fátima ficou muito contente, pois conhecia a vida difícil que Geise levava.
Quando terminou o expediente, finalmente puderam conversar, enquanto fechavam a loja:
- Agora fale. Quem é esse "cara" tão incrível que você conheceu?
- Eu conheci Jesus! - Geise falou. - Sinto-me como se viver não fosse mais em vão. Entendo que há um propósito para minha vida e, mesmo em meio ao sofrimento, consigo pensar que há esperança para mim. Fátima, minha amiga, eu gostaria de apresenta-Lo a você também!
Nas palavras de Érico Veríssimo, "felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente". Cristo tem o poder de colocar em cada cora­ção a vontade de viver com propósito. A vida deixa de ser vazia e sem objetivos. Com Ele, entendemos que há um alvo muito maior: ir para o Céu e apontar o caminho da salvação a todos que amamos.
O salmista cantou: "Mas os que buscam abrigo em Ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque Tu os defendes. Os que Te amam encontram a felicidade em Ti" (Salmo 5:11).
É uma alegria imensa conhecer e amar esse Deus maravilhoso. Ele nos dá abrigo, conforto e, principalmente, esperança. Se você já O conhece, apresente-O para as pessoas ao seu redor. Se ainda não O conhece, quero lhe apresentar Jesus, e convidar você a viver ao lado dEle. Cristo tem o poder de trazer felicidade eterna para sua vida.


Tempo de restauração
Então contei a eles como Deus havia me abençoado e me ajudado. E também contei o que o rei me tinha dito. Eles disseram: - Vamos começar a reconstrução! E se aprontaram para começar o trabalho. Neemias 2:18
A oficina do Sr. Emanuel estava sempre cheia de peças. Ele era muito conheci­do no bairro em que morava por sua capacidade de consertar praticamente qualquer objeto. No momento, ele estava ocupado com uma boneca de pano. Ao seu lado, a pequena Emilly observava a restauração do brinquedo. Emanuel costurou o pano, remendou os buracos, renovou o enchimento e repintou os detalhes do rosto da boneca.
Emilly acompanhou toda a transformação e estava apreensiva, como se esperasse uma filha sair da sala de cirurgia. Ela escondia o rosto com as mãos quando o Sr. Emanuel começava a costurar a "pele" delicada da boneca e se virou totalmente quando o velho homem abriu as costas do brinquedo para colocar o novo enchimento.
- Não se preocupe - disse o restaurador. - Eu apliquei anestesia para que ela não sinta nada.
A garota ficou mais aliviada com essas palavras; mas, mesmo assim, não quis continuar acompanhando o trabalho. Ela olhou para as incontáveis estantes da oficina, onde se viam numerosos itens consertados e ainda outros a serem arrumados. Enquanto ela observava aqueles objetos, Emanuel a surpreendeu, com a boneca plenamente restaurada. Era inacreditável! Ela se parecia com um brinquedo novo. Emily beijou o rosto de seu avô e saiu contente por aquilo que ele havia feito.
Todos nós precisamos de algum tipo de restauração, mas não são mãos humanas que podem arrumar o que está quebrado em nós. Deus é incrivel­mente habilidoso e deseja reconstruir nossa vida. Ele pode renovar o caráter, os sentimentos e a esperança. O Senhor tem a capacidade de deixar novo aquilo que o pecado quebrou.
Há algo precisando de conserto em sua vida? Deus pode recriar o que consi­deramos perdido ou sem solução. Dinja-se ao Senhor e peça para que Ele renove aquilo que o pecado tem tentado destruir em você.


Inspiração Juvenil


Cada Dia uma Nova História
 Denis Cruz
 

Comentários