O que devo pensar?

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8
Muitas vezes somos confrontados em nossa mente e coração o que devemos pensar. E é sempre nos lembrando vários versos bíblicos relacionados com a juventude. Quem nunca ouviu dos pais, professores, pregadores e dos pastores: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade…” (Eclesiastes 12:1). É verdade que este verso e outros da bíblia são importantes na nossa vida e para nos fazer refletir.
Na verdade como jovens temos muito o que aprender, e sempre vem em nossa mente está pergunta: O que pensar? Paulo, o apóstolo, nos deixa um simples princípio. Convido a você refletir em alguns pontos sobre pensamentos:
Primeiro, se for verdadeiro! Como cristãos a busca pela verdade, deve ocupar nossos pensamentos. Lembre-se de que Jesus, é a verdade, e também é o caminho que traz vida.
Segundo ele deve ser nobre, correto e puro. Quando acesso alguma página de minha rede social preferida, estou seguindo pessoas ou sites que realmente vai acrescentar em minha vida? Ou o que eu público realmente está professando o que eu sigo? Somente você pode responder.
Terceiro ele deve ser amável e de boa fama. Jesus deseja que você siga o exemplo dele, pois ele não pensava em si mesmo, e sim no bem estar das pessoas ao seu redor. Seja amável com seus pais, amigos, vizinhos e até para com seus inimigos. Seja a diferença no mundo.
E quarto seja louvável e excelente o seu pensamento. Procure ouvir, gravar e meditar em músicas que traga ao seu coração um desejo de ficar próximo de Cristo, de anunciar as boas novas da salvação.
Faz parte de nossa vida fazer escolhas, e uma delas é o que pensar. “Pelo contemplar, somos transformados. Ao alimentar pensamentos impuros, o homem pode educar a mente de tal modo que o pecado que uma vez lhe causava aversão se tornará agradável.” ¹
Nossos pensamentos são alimentados pelo que vemos, lemos e ouvimos. E se queremos alcançar uma aparência cada vez melhor com a de Cristo, precisamos fazer boas escolhas. Uma ótima dica é você escolher passar tempo estudando as escrituras sagradas. Não levemente, mas profundamente para que possamos entender cada expressão de Deus. Leia as histórias de homens pecadores, mas que foram transformados pelo poder de Deus, e que eu e você também podemos. Veja suas orações em forma de poemas e canções (Salmos, Jó…). Olhe atentamente para as profecias bíblicas e também para o exemplo de Jesus, e você com toda a certeza vai ser transformado pelo amor.
Agora, evite ou elimine leituras de ficção. “Quando o intelecto é alimentado e estimulado por esse alimento depravado, os pensamentos se tornam impuros e sensuais.” ² Lembre-se que a bíblia é o único livro que te guia para um caminho eterno com Jesus.

Alexandre Januário,
um simples pesquisador, curioso, designer…  
¹ Ellen G.White, Só para Jovens, página 19.

Comentários