Orar é aceitar a insuficiência humana - Cuidado com seus pedidos!

Deus responde todas as orações? Por que às vezes sentimos como que se Ele tivesse tempo para todos, menos para nós? Alguma vez você já se sentiu tão pequeno, indigno e tão pecador que pensou não ter direito de que Deus prestasse ouvidos à sua oração? Então existe algo que você precisa entender hoje: seu senso de insuficiência é a sua melhor oração. O primeiro passo para começar a perceber em nós a resposta divina é sentir que somos fracos e carentes.
Quando oramos e contamos a Deus tudo que acontece em nossa vida, quando chega a noite e Lhe abrimos o coração para falar sem preocupação do relógio, não é porque devamos fazer um relatório do que fizemos ao longo do dia, mas para criar em nós o sentido da dependência e necessidade dEle.
Ainda que não falássemos nada, se simplesmente caíssemos de joelhos reconhecendo que precisamos dEle, o Senhor Jesus ouviria e atenderia nossas necessidades.
Você que é mãe, talvez consiga entender o que estou dizendo. Olhe para esse bebê maravilhoso que você tem no colo. Não sabe falar, mas tem necessidades, precisa de alimento, de atenção e do calor da mãe. Tudo que sabe fazer é chorar, mas você não está esperando que ele fale para atender suas necessidades. Você se esforça para adivinhar o que ele está precisando, porque o ama. Você é mãe em função dele. Esse pequeno bebê é objeto de todo seu carinho e atenção, não importando se é oito da noite ou duas da madrugada.
É mais ou menos assim que Deus nos trata. Ao orar, você para de fugir de Deus. Você abre o coração e Lhe permite entrar. Permite que Ele faça parte dos detalhes mais íntimos da vida. Você nunca mais está só. Ele e você tornam-se uma só pessoa. Ele em você santificando sua vontade e vivendo em você as grandes obras de vitória.
Agora que ambos são um e vivem juntos, aprenda a confiar nEle. Aprenda a não se desesperar quando as respostas divinas não são conforme suas expectativas humanas. Orar é sentir a insuficiência humana e abrir o coração a Deus como a um amigo. Muitas vezes Ele terá de dizer-lhe: “O que Eu faço, tu não sabes agora, mas depois o entenderás”.
Deus sempre dirige a nossa vida como nós também a dirigiríamos, se pudéssemos ver o fim desde o princípio(...). E o futuro se encarregará de mostrar-nos como as horas em que pensávamos que Deus não atendia as nossas orações, foram as horas em que Ele esteve mais próximo de nós.

Pr. Alejandro Bullón

*



Você talvez consiga lembrar momentos em sua vida quando orou por algo que, em retrospecto, poderia ter levado ao desastre. Embora pensemos saber o que é melhor para nossa vida e nosso futuro, muitas vezes oram os exatamente pelo que nos levaria à destruição. Deus sabe disso. Ele vê o quadro inteiro e deseja que nossas orações se harmonizem com a vontade dEle. No caso dos israelitas, conselho algum – nem mesmo as instruções do próprio Senhor através de Samuel – pôde convencê-los de que oravam erroneamente. Eles queriam um rei (1 Sm 8:4-5). O Senhor deu-lhes afinal o rei que pediam, embora soubesse que ele se tornaria na verdade um fardo para o povo.
Hoje você tem o Espírito Santo para guia-lo, até mesmo nas orações. Peça então ao Senhor que sempre o ajude a orar segundo a vontade dEle para sua vida. Busque sabedoria na Bíblia. Ore como fez Jesus no jardim do Getsêmani: “não seja feita a minha vontade, mas a Tua” (Lc 22:42). Deus então trabalhará em seu coração para que você possa aceitar a vontade dEle, mesmo que não seja o que você julgava desejar. (Escrito por Stormie Omartian.)
Ore: “Ajuda-me, Pai, a orar de acordo com a Tua vontade. Fala ao meu coração enquanto leio a Tua Palavra de modo que eu cresça em conhecimento. Capacita-me a orar em poder e de acordo com aquilo que Te agrada. Obrigado pelos momentos em que orei pedindo algo e Tu não me deste porque não era bom. Posso entender isso agora, e sou grato! Continue dirigindo a minha vida. Em nome de Jesus, amém!

Amiltom Menezes




 

Comentários