Duas Mensagens de Encorajamento

ESPERA NELE
Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor. Sal 31:24

Israel andava pelo deserto, rumo a terra prometida. Os anos transcorriam e dava a impressão de que o alvo estava cada vez mais distante. Você já sentiu algo parecido? Outro dia um jovem me disse: “Tentei doze vestibulares em universidades públicas e não consegui passar e para piorar  não tenho dinheiro para pagar uma universidade particular. Acho que o meu sonho de ser médico nunca se realizará.”
Houve um momento em que o povo de Israel também sentiu que o desânimo se apoderava dele, então Deus disse: “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis e possuais a terra para onde vos dirigis..” Deut 11:8
Esta é a primeira vez na Bíblia em que aparece a expressão “sê forte”, em hebraico jazaq. Esta expressão se repete duzentas e noventa vezes no velho testamento. Este é o segredo do êxito. Não há como alcançar os sonhos nem atingir as metas sendo fraco. É imprescindível ser forte. Tudo que vale tem um preço. No Brasil existe um ditado  popular que afirma: “A cana é doce, mas não é mole.” Só os fortes podem pagar o preço do êxito.
O salmista, no verso de hoje se dirige aos desanimados. A aqueles que estão cansados de lutar e lutar e nada conseguir. A aqueles que estão a ponto de desistir diante das dificuldades que encontram na estrada.
“Sede fortes e revigore-se o vosso coração.” É o desafio. Mas vai além. Mostra o caminho, a maneira de adquirir fortaleza. O caminho é: “Espera no Senhor.”
Você não está cansado de esperar? Sim, no sentido de aguardar que aconteça algo, mas o “esperar” de Davi é um “ficar a sós” com Deus. Buscá-Lo em oração. Meditar nos seus ensinamentos, e tentar descobrir a maneira de alcançar o objetivo.
Talvez agora tenha sentido o que Deus disse a Israel: “Guardai os meus mandamentos para que sejais fortes.” É o mesmo conceito de Davi: “Sedes fortes... os que esperais no Senhor.”
Você está disposto a seguir com atenção os conselhos divinos? Está disposto a meditar nos ensinamentos divinos para uma vida vitoriosa?
Vá hoje, para o trabalho ou para a escola lembrando o conselho bíblico: “Sede fortes e revigore-se o vosso coração, vós todos, que esperais no Senhor.”

Alejandro Bullón

A RESPOSTA BRANDA
A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Prov 15:1

É um velho ditado brasileiro “Quando um não quer, dois não brigam.” Simples e ao mesmo tempo profundo. É uma maneira popular de apresentar o que Salomão disse séculos atrás. Não existe coração que não se comova diante de uma resposta gentil.
A vida é como um espelho. Você recebe de volta a imagem que projeta. Palavras duras geram reações agressivas. Palavras suaves geram atitudes gentis.
O adjetivo duro em hebreu é éseb que também pode ser traduzido como “que provoca dor.” As palavras são como facas de dois gumes, servem para o bem ou para o mal. Apaziguam ou esquentam os ânimos. Concertam relacionamentos ou os destroem. Trazem alegria ou provocam a dor.
Pense nas vezes que poderia ter usado a palavra de modo mais edificante. Não se projete a um tempo muito distante, pense apenas no que aconteceu ontem ou hoje com sua esposa ou com os seus filhos.
Quando as setas envenenadas do furor tentem atingi-lo, use como  escudo protetor a resposta branda. Não entre no jogo da provocação. Responder no mesmo tom deixando-se levar pela paixão do momento não é evidência nem de sabedoria nem de coragem. Você pode vencer aos outros e ser considerado forte mas se vencer a si mesmo será poderoso. Este tipo de vitória só é possível alcançar com a ajuda do Todo Poderoso.
O controle das palavras começa com o controle das emoções e isso, é obra do Espírito Santo. Encontro com freqüência, pessoas que me dizem: “Eu sei que as minhas palavras ditas da maneira inapropriada me criam problemas mas não consigo fazer nada para mudar esta situação.”
Essa é a diferença entre o humanismo e o cristianismo. Enquanto a primeira deixa toda a responsabilidade nos seus ombros, colocando seu interior como a fonte do poder, o cristianismo ensina que o poder não provém de dentro, mas de cima. A mudança de temperamento é um ato divino Deus usa como instrumento a vontade humana, mas a criatura não passa de um meio.  A fonte de poder é Deus.
Inicie as atividades deste dia colocando a sua vontade sob o controle divino. Deixe que Jesus viva em você e controle as suas palavras, porque: “a resposta branda, desvia o furor, mas a palavra dura, suscita a ira.”
 

Alejandro Bullón

Comentários