A vida eterna pode ser nossa agora

“Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36 BLH)
Na derradeira noite de Jesus com os discípulos, depois de participar da Última Ceia, Ele desafogou o coração. Cristo sentiu grande tristeza ao entender o que aconteceria nos três dias seguintes e o quanto os discípulos necessitariam dEle para enfrentar um mundo hostil. Assim, Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para ser-lhes o Consolador, e depois compartilhou alguns pensamentos íntimos que lhes dariam coragem e esperança para o final de semana e os dias posteriores (João 14-16).
Jesus então orou: “Pai, chegou a hora. Glorifique o Seu Filho. … Ele dá a vida eterna a cada um que o Senhor deu a Ele.” João 17:1 e 2, A Bíblia Viva. Os discípulos devem ter-se perguntado quando receberiam a vida eterna. “Quem crê no Filho tem a vida eterna.” No momento em que aceitamos a Jesus, nós a recebemos espiritualmente, já que uma vida inteiramente nova tem início. É um fato consumado, uma transação completa. Jesus garante a vida eterna agora. “É a vontade do Pai que todo aquele que veja o Filho dEle e creia nEle, tenha a vida eterna – e seja ressuscitado no Último Dia.” João 6:40, A Bíblia Viva.
Os discípulos também devem ter-se perguntado como ter certeza de que receberiam a vida eterna. Então Jesus orou: “E este é o único meio de obter a vida eterna – conhecer o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que o Senhor enviou à terra!” João 17:3, A Bíblia Viva. Como podemos obter vida eterna? Conhecendo a Deus através do conhecimento que temos de Jesus. “Quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Ele é tudo de que você precisa. Você não precisa esperar pela vida eterna porque ela começa no momento em que você crê. Não precisa trabalhar por ela, porque já é sua. Você não precisa preocupar-se por causa dela, porque já recebeu a vida eterna da parte do próprio Deus – e ela está garantida.” – Nota sobre I João 5:12, Life Application Study Bible.
A vida eterna começa para nós no momento em que aceitamos a Jesus como Salvador. Começou para Júlio, ex-viciado em crack, no instante em que Jesus Se tornou seu Salvador. A vida eterna começou para Maria, ex-prostituta, quando ela abandonou a vida de pecado para entrar numa nova vida com Cristo. E a vida eterna pode começar para nós agora, neste exato momento, não importa quão duros e pecadores tenhamos sido. Precisamos apenas aceitar pela fé o que Jesus fez por nós na cruz e em Sua tumba vazia, e o dom da vida eterna será nosso.

Daniel R. Guild

Comentários