9 de setembro de 2015

ACEITE A INSTRUÇÃO DIVINA

Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Prov. 13:18


As duas palavras chaves no texto de hoje são “instrução” e “repreensão”. Não existe instrução sem repreensão. Evidentemente, Salomão está se referindo a instrução e repreensão que vem de Deus.

Nós, seres humanos, estamos dispostos a aprender de outros seres humanos. Gastamos anos estudando até conseguir um título universitário, um mestrado ou um doutorado. Compramos livros, lemos, participamos de seminários e palestras em fim, estamos sempre  atualizando o conhecimento. Acreditamos que estudar é crescer, mas com freqüência não prestamos atenção às instruções divinas e no entanto são elas o fundamento do verdadeiro conhecimento.

Salomão afirma que “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução.” Quanto valor tem para você os conselhos dados por Deus, na Bíblia, há muitos séculos? São antiquados? Ultrapassados? Foram bons para aqueles tempos, mas não tem lugar em nossos dias? Quantas vezes você leu a bíblia para afirmar isso?

O “Código da Vinci” foi durante vários meses, “best seller” em muitos países. Multidões liam o livro e discutiam o assunto nas rodas de amigos. Dava a impressão que tinha acontecido o maior descobrimento do século. Questionou-se a pureza do Evangelho e a veracidade do relato bíblico, mas quantas dessas pessoas, fascinadas e intrigadas com a leitura do mencionado livro, leram com o mesmo interesse a Bíblia?

Este é um retrato do ser humano do nosso século. Quanta de sua instrução está fundamentada nas palavras que permanecem para sempre?

Faça deste dia um dia de aprendizagem. Não limite o seu crescimento a conceitos e valores terrenos. Saia da esfera humana e procure valores espirituais. Viva os princípios e conselhos divinos. Existe uma recompensa para os que tomam esta atitude. “Serão honrados”, afirma o provérbio. Nos tempos bíblicos a pessoa era honrada, recebendo poder e riqueza.

Peça a Deus sabedoria para viver desse jeito porque “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.”



Alejandro Bullón

Nenhum comentário:

Postar um comentário