19 de outubro de 2015

Cada Dia uma Nova História - Inspiração Juvenil

Falar e agir
Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade. Provérbios 14:23
A equipe de estágio da empresa estava empenhada na realização da coleta de dados para o setor de marketing. Eram cinco jovens que haviam entrado recentemente no mercado de trabalho e tinham muita vontade de demonstrar competência, pois havia a possibilidade de serem contratados no fim do período.
Larissa era quem mais articulava as ideias, expunha o que pensava, fazia grandes planos e traçava metas. Ela gostava de falar com o responsável do estágio sobre as diversas maneiras pelas quais poderiam alcançar os objetivos. Nas reuniões de resultados, Larissa era a primeira a se manifestar, expondo seus sucessos e, às vezes, apontando as falhas dos demais estagiários.
Maria Clara era diferente. Dizia apenas o necessário e trabalhava além do esperado. Produzia por dois ou três estagiários e só emitia opinião quando era de fato relevante. Mesmo quando tinha oportunidade de falar e estava certa do que diria, ficava calada e primeiro ouvia o entendimento dos demais.
No fim do período de estágio, Maria Clara foi contratada como trainee da­quela empresa, pois precisavam de alguém com as características dela: que falasse pouco, mas trabalhasse muito!
O escritor francês Joseph Joubert disse: "Se você deve agir, aja; se você deve falar, não abuse." As ações falam mais alto que as palavras, E muito fácil fazer autopromoção ou críticas, dizendo que tem muitas ideias viáveis para alcançar determinado objetivo. Difícil, porém, é organizar e executar essas sugestões.
E inútil falar e não executar. A palavra certa é aquela dita no momento e da maneira correta, e possível de ser executada. Por isso, é muito importante ter cuidado ao se expressar, pois sempre há o risco de prometer o que não se conse­gue cumprir. Enquanto há os tagarelas, existem pessoas trabalhando e obtendo resultados concretos, pois discursos vazios não alcançam alvos.
Pense muito antes de falar. Quando expuser suas ideias, diga o que você sabe e seja sempre verdadeiro em suas palavras. Seus objetivos serão alcançados quando você sair do discurso e começar a agir de acordo com seus ideais.

Nuvens escuras
Foi Ele quem resolveu quantas estrelas deviam existir e chama cada uma pelo nome. Salmo 147:4
Cristian e Geise subiram até o mirante daquela praia paradisíaca. O rapaz trazia no bolso uma caixa com a aliança de noivado, pois pediria a mão da namorada em casamento. Ele havia pensado em cada detalhe. Jantariam no res­taurante que existia no mirante e, em seguida, ele levaria Geise para ver o mar refletindo a luz da lua cheia e das estrelas. Cristian já havia visitado aquele local em outra oportunidade e não conseguia imaginar um lugar melhor para propor a Geise o matrimônio.
O jantar foi romântico e o jovem conduziu a moça pela mão até o parapeito do mirante. Entretanto, ficou decepcionado, pois nem a lua ou as estrelas po­diam ser vistas. A noite estava escura, com nuvens cobrindo qualquer brilho celeste. Um vento soprava no rosto do casal, anunciando que a chuva se apro­ximava. Cristian ficou visivelmente chateado e Geise, percebendo, perguntou:
- Por que você ficou assim, de repente?
- Eu queria lhe mostrar as estrelas e a lua - ele tentou sorrir e olhou para o céu nublado.
- Há um provérbio árabe que diz "Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado" - disse a moça, beijando-o em seguida.
O rapaz percebeu que o céu permanecia belo, ainda que estivesse repleto de nuvens escuras. Ajoelhou-se e, com o vento soprando em seus cabelos e ao som das ondas revoltas explodindo nas rochas, declarou seu amor por Geise. Ela, claro, disse "sim" ao pedido de casamento.
Quando nossa vida está escura, pensamos que Deus não existe, Achamos que Ele Se escondeu ou que não nos ama. Quando atravessamos dificuldades, queremos desistir, pois julgamos que ninguém está por perto para nos ajudar. Nuvens escuras podem impedir que enxerguemos a Deus, mas não indicam que Ele não exista. Problemas não significam que o Senhor nos abandonou, pois existem dias nublados na vida de todas as pessoas, inclusive daquelas que O amam e O temem.
Não deixe que as nuvens escuras o façam pensar que Deus o abandonou. Ele o ama e ajuda, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.

Feridas antigas
E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no Céu, perdoe as ofensas de vocês. Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no Céu, também não perdoará as ofensas de vocês. Marcos 11:25, 26
Aquela era uma ferida antiga que se recusava a cicatrizar. Em sua juventude, Laura namorou Vítor por seis meses. O rapaz, porém, a traiu, motivando a separação do casal. Anos depois, Laura não sentia mais nada por Vítor. Ela conhecera outro rapaz, casara-se com ele e tivera filhos lindos. Contudo, sem­pre que encontrava o homem que a traiu, Laura revivia o sentimento de repulsa e ódio que passara. Por mais que tentasse, ela não conseguia se esquecer daquele momento que a machucou tanto.
Ela orava a Deus para que Ele tirasse o rancor de seu coração, mas não con­seguia ver a resposta,
- Querida, você poderá perder o Céu, caso não perdoe essa pessoa - disse o marido, sabendo de toda a história.
- Por quê? - ela perguntou - Eu sou uma boa pessoa, amo Jesus e procuro viver o cristianismo. Apesar de odiar Vítor pelo que me fez, nunca o agredi ou o ofendi.
- Laura, a Bíblia fala que o perdão de Deus está condicionado à forma como perdoamos nossos irmãos, Mateus 6:12 diz: "Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam." Meu amor, nós pecamos todos os dias e pedimos perdão por nossos pecados. Quem não consegue ser misericordioso, não alcança a misericórdia do Senhor (Mateus 5:7).
Laura sabia que o assunto era muito sério, pois a saúde de sua vida espiritual também dependia da resolução daquela situação. Você, igualmente, deve remo­ver toda mágoa, ódio e rancor do coração, O Céu será um lugar muito grande, mas não poderá abrigar duas pessoas que se odeiam. Por isso, o perdão é tão importante. Não será possível viver em uma nova Terra cheia de amor e nutrir raiva ao mesmo tempo.
Se você tem dificuldade para perdoar, ore a Deus pedindo que Ele o ajude a livrar-se desse sentimento maligno. Dessa maneira, você viverá livre e de bem com todas as pessoas que estão ao redor, inclusive com aquelas que um dia o machucaram.

Tesouro escondido
O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo. Mateus 13:44
Faltava dinheiro para pagar as contas do mês e Marcelo já não sabia o que fazer. Ele era vendedor autônomo e fazia alguns meses que não vendia quase nada, pois o país estava em crise, especialmente no setor em que atuava.
Ao longo daquele período, Marcelo gastou suas economias com as despesas normais da casa, mas agora não havia sobrado praticamente nada. Pensou até em vender o carro, mas não podia fazer isso, pois precisava dele para viajar e fazer suas vendas.
Para amenizar as despesas, conversou com a esposa Pâmela, que estava desempregada, e combinaram que ela passaria uns dias na casa de sua mãe, em outra cidade. Assim, ela teria o conforto que ele não podia lhe oferecer naquele momento de crise. Pâmela aceitou a sugestão, pegou uma mala que estava em cima de uma estante e começou a arrumar suas roupas para a viagem.
- Marcelo! - Pâmela gritou do quarto - Corra até aqui, rápido!
Quando ele entrou, viu a esposa segurando um envelope pardo cheio de dinheiro. Surpreso, Marcelo sentou-se na cama e contou as notas, constatando que havia um valor que cobriria as despesas da casa por pelo menos dois meses.
- Esse envelope estava em um bolso da mala - disse a esposa. - É o dinheiro que os convidados do nosso casamento recolheram como presente no dia da festa. Nós o guardamos e o esquecemos.
Marcelo e Pâmela encontraram um "pequeno tesouro escondido" que podia resolver momentaneamente as dificuldades que estavam passando. Você sabia que também pode encontrar um tesouro ainda hoje? Sabia que ele é infinitamente maior que qualquer dinheiro, joia ou pedra preciosa que exista neste mundo? Estou falando do reino de Deus. Não existe nada mais valioso que encontrar a salvação que há em Jesus. Nem ouro nem prata, nada pode superar a alegria de receber a herança do Senhor.
Alegre-se, pois hoje Jesus Se apresenta a você e lhe oferece o tesouro mais importante que existe. Você vai recusar essa riqueza?

Consolo em meio à dor
Qualquer pessoa na Terra Prometida que pedir uma bênção vai pedi-la ao Deus fiel; e quem fizer uma promessa a fará em nome do Deus fiel. O Senhor diz ao Seu povo: "Vocês esquecerão as desgraças que sofreram, e Eu também não lembrarei mais delas." Isaías 65:16
As notícias que vinham dos relatórios da UTI eram desanimadoras. Fazia três horas que César havia chegado ao hospital e os olhos ainda estavam inchados de tanto chorar. Seus dois filhos voltavam de um encontro de jovens da igreja quando o ônibus saiu da estrada. Entre os mortos no acidente estava o seu filho mais novo.
Ele e a esposa oravam na recepção do hospital, pois a filha estava em estado gravíssimo. Junto aos familiares de outros jovens que se encontravam na mesma situação, eles clamavam intensamente, pedindo a Deus que atuasse naquele momento de dor. Inevitavelmente, alguns se perguntavam por que o Senhor permi­tira aquela tragédia. Outros se conformavam com os fatos crendo que, no Céu, compreenderiam os porquês.
Todos oravam com fervor e choro. Aos poucos, boas notícias começavam a chegar do centro cirúrgico. Médicos e enfermeiros começaram a relatar situações milagrosas envolvendo os jovens a quem tentavam salvar. Não havia dúvida de que Deus estava agindo de maneira sobrenatural naquela situação. Finalmen­te chegaram notícias sobre a filha de César. Ele chorou muito quando o médico lhe disse: "Fique tranquilo. Sua filha vai ficar bem."
Depois que a tragédia passou, César olhava para trás e se lembrava do poder de Deus naquele dia. Também se recordava do consolo e da força que Jesus lhe dera para suportar a perda do filho. Assim como o sedento procura água, a pessoa que enfrenta um momento difícil deve procurar o Senhor. Eça de Queiroz certa vez escreveu: "Quem não conhece o poder da oração, é porque não viveu as amarguras da vida!" Nas horas de dor encontramos um Deus poderoso e consolador. Essa é a grande recompensa daqueles que sofreram, mas não largaram as mãos do Pai celeste.
Se um dia você passar por situações difíceis, agarre-se fortemente às mãos do Senhor. Mesmo em meio a muito sofrimento, você encontrará o alívio de um Criador que cuida de cada um de Seus filhos, dando-lhes força, esperança e operando milagres.

Vergonha
Pois, se alguém tiver vergonha de Mim e do Meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando Ele vier na Sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Lucas 9:26
O professor Célio andava pelo pátio durante o intervalo e notou que Diego estava quieto em um canto. Aquele garoto sempre ficava isolado na hora do lanche. O professor sentou-se ao lado dele e começou a conversar, até conseguir saber o que se passava com o menino:
- Minha mãe prepara um lanche para mim todos os dias - disse Diego, quase cochichando. - Ela manda pão ou bolacha, fruta e um suco.
- E por que você não come?
- Eu tenho vergonha que os amigos me vejam comendo essas coisas e zom­bem de mim - confessou o menino.
Discretamente, ele apontou para a fila da cantina:
- Eu queria poder comprar lanche igual aos demais meninos.
- Eu sei o que é isso - disse o professor. - Na sua idade, eu também sentia muita vontade de comprar algo na cantina, mas meus pais não podiam me dar dinheiro. Nós éramos tão pobres que minha mãe não tinha condições nem de mandar um lanchinho como o seu. Cheguei a passar fome, Diego.
O menino ficou muito envergonhado. Abaixou a cabeça e pensou nos esforços dos país para garantirem seu alimento todos os dias. Pediu ao professor que esperasse um pouco, correu até a sala e voltou com bolachas e suco para dividir com Célio.
Você já se envergonhou de alguma coisa? Ficou constrangido em virtude de suas crenças, roupas, materiais escolares simples ou do celular antigo? Vivemos em um mundo onde somos pressionados a um ciclo de compra e descarte desenfreados. No entanto, aquilo que o desagrada, pode ser o desejo de alguém que necessita.
Nunca tenha vergonha do que tem, pois é fruto dos seus esforços ou do suor de seus pais, que lutam para dar a você o melhor. Não se envergonhe da sua crença em Cristo, procure sempre partilhar a mensagem da salvação com as outras pessoas.
Agradeça a Deus tudo o que você recebe, pois certamente existem pessoas que oram intensamente para receber recursos iguais aos que você possui.

Lembranças
Que nunca mais eu possa cantar se não lembrar de você, se não pensar em você como a maior alegria da minha vida! Salmo 137:6
Jairo e Mônica estavam sentados no sofá. Abraçados, os dois ouviam a música que tocava no aparelho de CD enquanto os filhos brincavam com um jogo de tabuleiro no chão.
- Está ouvindo? - Mônica falou baixinho para o marido, referindo-se à canção que tocava naquele momento.
- Sim - ele sorriu.
- Do que você se lembra quando ouve essa música?
- Do momento mais feliz da minha vida! - Jairo beijou o rosto da esposa.
A música que tocava tinha sido cantada no dia de seu casamento. Era impossível ouvir aquela letra e melodia e não se lembrar de sua linda noiva vestida de branco, transmitindo emoção no olhar. Depois que o pastor terminou a cerimônia, uma jovem cantou aquela música e o casal chorou junto no altar.
- Foi a primeira vez que o vi chorar - disse Mônica no aconchego dos braços do marido. - Achei tão fofo!
- Não consegui resistir - ele sorriu. - Aquele dia marcou nossa vida. Olhe para esta sala agora, com nossos dois filhos. Tudo de bom que acontece conosco é consequência da decisão de nos casarmos. Cada vez que ouço essa música, eu revivo a alegria de ter feito a melhor escolha da minha vida.
Qual foi seu melhor momento? O que o faz se lembrar dele? Muitas coisas boas acontecem conosco e não podemos nos esquecer de revivê-las; pois boas lembranças aquecem o coração. Deus opera maravilhas em nós e proporciona excelentes situações. E impossível olhar o passado sem encontrar algo de bom a ser recordado. O dia do batismo, uma circunstância feliz com familiares, um sermão que nos tocou, um dia alegre com amigos, um presente inesperado, uma vitória alcançada, entre outras tantas dádivas.
Não se esqueça dos bons momentos! Eles trazem de volta o contentamento daquela ocasião e renovam o ânimo para viver novas alegrias. Louve ao Deus que tem proporcionado bênçãos maravilhosas e saiba que Ele ainda tem muitas dádivas reservadas a você.

Cristão consciente
Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. Gênesis 2:15
Havia lixo por todo o pátio, menos na lixeira. Papéis de bala, latas de refrigerante, canudos coloridos e pacotes de salgadinhos sujavam a escola, e a zeladora não conseguia limpar tamanha imundície. Os alunos não tinham preocupação com o meio ambiente e descartavam plásticos, vidros, papéis e restos orgânicos de qualquer maneira. Entretanto, a professora Maria Luísa não se conformou com essa situação. Reuniu-se com o conselho estudantil e propôs um excelente projeto de educação ambiental.
Colocaram lixeiras coloridas para coleta seletiva em pelo menos quatro locais do pátio. A garotada se empolgou com a novidade e passou a depositar os descartes no local apropriado. Os professores aproveitaram a oportunidade e come­çaram a contextualizar suas matérias com questões ambientais. O colégio ficou mais limpo e saudável, e eles aprenderam que a vida é melhor quando estamos em um espaço bem cuidado, sem sujeira espalhada em todos os lugares.
Como é o seu meio ambiente? Sua cidade? Sua escola e sala de aula? Sua casa e quarto? Esses locais estão limpos ou vivem desorganizados e sujos? Não é possível viver de maneira saudável quando a imundície e a desordem estão instaladas. Ê muito importante ter consciência de que devemos evitar a degradação em todos os ambientes.
Não dá, por exemplo, para estudar em meio à poluição sonora, quando todos os colegas da sala estão fazendo barulho. Há, ainda, a poluição visual, causada pelo aspecto caótico nos ambientes urbanos.
É responsabilidade de cada um manter a limpeza visual, sonora e ambiental. Isso proporciona melhor condição de vida e bem-estar. E preciso preservar cada aspecto dos locais em que vivemos, como o quarto, a casa, a sala de aula, a escola ou o clube esportivo.
Seja um cristão consciente. Preserve o meio ambiente!

Amor
Quem não ama não O conhece, pois Deus é amor. 1 João 4:8
Clara dizia que estava vivendo um sonho. Ela não escondia o quanto estava apaixonada por Daniel. Por ele, ela afirmava que abandonaria as baladas e festas. Os amigos duvidavam que isso aconteceria, pois não era a primeira vez que Clara falava que havia encontrado seu "príncipe encantado". Ela costumava se relacionar sem compromisso. De vez em quando, dizia ter encontrado o amor de sua vida. Prometia que mudaria de conduta e que seria fiel a apenas uma pessoa. Isso durava pouco, pois logo Clara deixava o namorado e voltava a viver de forma irresponsável, procurando uma nova paixão.
Falar que se ama a Deus, ao próximo e aos familiares é bem simples; porém, é difícil assumir as responsabilidades que essa atitude exige. O amor é mais que sentimento, é uma decisão profunda que altera a maneira como o ser humano vive.
O apóstolo Paulo apresentou as características do verdadeiro amor: "Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno" (1 Coríntios 13:4-8).
O amor não se resume a palavras. Ele é um dom que vem de Deus e nos leva a mudar de comportamento, melhorando nossa maneira de nos relacionar com quem amamos. Se amarmos nossos pais, vamos obedecer-lhes. Se amarmos alguém, seremos fiéis a ele.
Da mesma forma deve ser o amor que sentimos por Deus. É necessário devotar a Ele nossa obediência, tempo e fidelidade. Se amarmos o Senhor, aban­donaremos tudo o que for contrário às Suas orientações.
Ore hoje para que o amor não seja apenas uma palavra em sua vida. Peça a Deus para que essa decisão venha acompanhada de muitas ações e mudanças que o aproximem dEle. Lembre-se de que o Senhor é a personificação do amor, conforme escreveu o apóstolo João: "Quem não ama não O conhece, pois Deus é amor" (1 João 4:8).

Substituto
Depois vestiram em Jesus uma capa vermelha e puseram na cabeça dEle uma coroa feita de ramos cheios de espinhos. E começaram a saudá-Lo, dizendo; - Viva o Rei dos Judeus! Batiam na cabeça dEle com um bastão, cuspiam nEle e se ajoelhavam, fingindo que O estavam adorando. Marcos 15:17-19
O pastor Naor Rossi era o responsável pela igreja do Instituto Adventista Paranaense quando estudei lá em 1992. Em um de seus sermões, ele nos contou que havia prometido certa punição à sua filha, Danielle, caso ela insistisse em repetir um determinado erro, apesar de suas orientações. A garota ou­viu atentamente a advertência e, ainda assim, fez o que seu pai havia proibido. O pastor sentou-se na sala com ela e lhe disse:
- Filha, eu a avisei de que haveria uma consequência para seu ato. Você merece uma punição, não merece?
- Sim - falou a menina com a cabeça baixa. - Mas eu não quero ficar de castigo!
Naor ficou comovido. Não queria penalizar a filha, mas havia feito uma promessa e não poderia deixar de cumpri-la. Alguém teria que assumir as consequências do ato.
O pastor olhou para Danielle e disse:
- Alguém precisa sofrer pelo erro que você cometeu, filha. Pode me dar um castigo, pois assumirei seu lugar. Vou sofrer as consequências de sua transgressão.
Danielle ficou sem reação. A menina não podia punir o próprio pai, repreendendo-o por algo que ela havia cometido!
Algo idêntico ocorreu com a humanidade. O pecado entrou no mundo e sua consequência foi a morte (Romanos 6:23). Não há como fugir da sentença, e Deus precisava executá-la. Todavia, Ele assumiu o castigo, entregando o chicote, os espinhos e os cravos nas mãos de Seus filhos. Nós deveríamos ter sido sentenciados à humilhação e morte em razão de nossas transgressões. Isso não acon­teceu porque Cristo aceitou sofrer e morrer em nosso lugar. Embora Danielle não tenha encontrado coragem para propor um castigo ao pai, nós, os humanos, fomos capazes de crucificar o Filho de Deus.
Jesus morreu por você. Não despreze Seu amor. Aceite o sacrifício de Cristo como pagamento de sua dívida de morte e, assim, obtenha a salvação. "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

Fonte: Inspiração Juvenil - Denis Cruz
CPB 2015 - Cada Dia uma Nova História

Nenhum comentário:

Postar um comentário