Cada Dia uma Nova História - Inspiração Juvenil

Sonhos do passado
A minha vida vai passando; os meus planos fracassaram; e as esperanças do meu coração se foram. Jó 17:11
Ser piloto de avião era o sonho de Natan. Desde criança, ele gostava muito da ideia de comandar um voo sobre o Oceano Atlântico, saindo de um dos países da América até pousar em uma nação europeia. Seus brinquedos preferi­dos eram jatos, helicópteros e diferentes tipos de avião. Na adolescência, Natan colecionava revistas sobre viagens e se divertia muito com aeromodelismo.
Apesar de todos os sonhos, ele nunca teve oportunidade de fazer o curso de pilotagem e dar início à carreira. Os estudos foram interrompidos pela necessi­dade de trabalhar. Depois, Natan casou-se e teve filhos. Sua profissão era muito diferente da que havia planejado, pois a vida foi passando, os planos fracassaram, e ele não tinha mais nenhuma esperança de realizar seu anseio.
Em sua casa, Natan tinha um quarto com aeromodelos pendurados no teto e expostos nas estantes. Ele e o filho caçula brincavam juntos e viviam grandes aventuras imaginárias. A dupla viajava por diversos países e, inclusive, conhecia outros planetas em seus foguetes.
- Eu quero ser piloto quando crescer! - um dia o filho disse enquanto brin­cavam. Natan sorriu, pois viu seus sonhos renascidos. A partir daquele momen­to, faria tudo para que seu garoto alcançasse esse objetivo.
Muitos de nossos sonhos não se realizam. Apesar disso, não podemos desanimar; pois, no caminho, conquistamos inúmeros sucessos, especialmente quando permitimos que Deus nos guie.
Planos são constantemente renovados e redirecionados. Se olharmos apenas para o passado, ficaremos decepcionados com o que não conquistamos. Faz par­te da vida não alcançar alguns objetivos. É indispensável, portanto, não perder as esperanças e traçar novas metas, pensando em novas estratégias para conquistar novos projetos. Acima de tudo isso, é necessário deixar que Deus conduza nossa vida, pois Ele tem propósitos muito maiores para cada um de nós.
Não tema sonhar alto e não perca as esperanças quando tudo parecer dar errado. Sempre há novas possibilidades para aqueles que confiam em Deus e estão dispostos a seguir os caminhos dEle.

Falsos deuses, falsas soluções
Não andem atrás de deuses falsos. Eles não podem ajudar, nem salvar vocês, pois não são verdadeiros. 1 Samuel 12:21
Patrick e Vinícius corriam pelo apartamento enquanto a secretária da casa estava na cozinha. Vestidos com fantasias de Batman e Superman, eles fin­giam ser super-heróis que lutavam contra vilões enquanto escalavam o sofá e se escondiam atrás das portas. Embaixo da cama fizeram a "Batcaverna", de onde monitoravam o mundo por meio de um tablet.
Patrick, o Superman, saiu pela casa abrindo a capa e imaginando que voava. Vinícius, o Batman, veio logo atrás, fingindo pilotar seu Batmóvel. Em um descuido da secretária, a dupla abriu a porta da sacada do apartamento que ficava no quinto andar e subiu em um banquinho que os deixava com o corpo quase para fora da grade de proteção.
- Vamos voar para salvar as pessoas que precisam de ajuda! - disse Patrick, certo de que sua fantasia do Superman  lhe conferia os mesmos poderes do herói que via em filmes e em desenhos.
Vinícius olhou para as pessoas que passavam na rua e se inclinou para frente, preparando-se para o voo que seria mortal. Momentos antes de se atirar, ele deu um passo para trás e disse:
- Não vou pular.
- Por quê? - quis saber o Superman.
- O Batman não sabe voar - disse. Os dois garotos, então, decidiram voltar para o apartamento, onde continuaram a brincadeira.
Essas duas crianças teriam morrido se tivessem confiado nos falsos poderes dos heróis de mentira. Da mesma forma, corremos sérios riscos quando confia­mos em falsos deuses.
Muitas vezes, nós deixamos de confiar em Deus, passando a crer, no dinheiro ou nas pessoas. Entretanto, nada pode substituir o Senhor verdadeiro. A fantasia de Superman jamais faria aquela criança voar, assim como um falso deus não fará com que nossos problemas desapareçam.
Nossas esperanças devem ser depositadas somente em Deus, pois apenas Ele é capaz de nos fazer voar tão alto como as águias (Isaías 40:31). Confie uni­camente no Senhor. Ele oferece soluções concretas para todas as dúvidas e pro­blemas da vida.

Mudança por amor
Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor. 1 Coríntios 13:13
Nunca alguém tão diferente havia sentado no sofá da casa de Luiz. - Este é Pedro, meu namorado — disse-lhe a filha Mariana ao lado do jovem de cabelos arrepiados, delineadores nos olhos, piercings no lábio, nariz e supercílio, além de um alargador na orelha esquerda.
Luiz não sabia o que dizer, apenas pensava: "Em que lugar minha filha conheceu este rapaz?" Depois de conversarem um pouco, descobriu que haviam se conhecido na faculdade e tinham muito em comum, apesar daquela aparência exótica. Luiz escolheu bem as palavras para não magoar Pedro ou a filha; e, finalmente, disse:
- Não quero parecer preconceituoso, Pedro, mas seus brincos e maquiagem me incomodam. Sou um pouco tradicional e ficaria muito feliz em concordar com o namoro de vocês, desde que você não se importe de se apresentar de uma maneira mais simples, sem esses metais furando seu rosto, esse penteado e essa maquiagem.
- Eu estou gostando muito de sua filha - disse o jovem. - Não vou me importar de atender o seu pedido.
No fim de semana seguinte, Pedro estava novamente na casa de Luiz. Ele ficou irreconhecível e mais bonito sem nada lhe desfigurando o rosto. De forma paternal, Luiz ofereceu um estudo bíblico ao jovem. Mariana, que havia se afastado da igreja, acompanhava os estudos e relembrava os temas que estudara em sua infância e adolescência.
Pedro deixou de usar piercings em virtude do que sentia por sua namorada; porém, em pouco tempo, desenvolveu um grande amor por Jesus. Sua caminhada na fé motivou Mariana a se reencontrar com Deus.
Assim também deve ser nossa experiência cristã. Por amor, Jesus nos pede que tiremos o peso do pecado que machuca nossa vida. Às vezes, nós nos recusamos a abandonar nossos erros, pois ainda não entendemos o que significa amar totalmente o Deus que nos salvou.
Quando Jesus lhe pedir alguma mudança, faça-a por amor. Tenho certeza de que você se sentirá melhor, pois Cristo apenas deseja que retiremos de nossa vida aquilo que nos machuca e pode fazer mal ao próximo.

Mestres
Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará. Daniel 12:3
- Vocês precisam de concentração - disse o professor Gésio, de matemática.
- Descobrir a área de um triângulo não é algo complexo. A sala estava em silêncio. A maioria da turma estava com dificuldade naquela matéria. Percebendo a situação, Gésio lhes disse:
- Como vocês vão conseguir calcular a área de um círculo, se ainda estão "enrascados" em uma figura simples?
Ele continuou, fazendo um círculo na lousa:
- E se fosse a área de algo irregular? - O desenho parecia uma ameba. Vamos, pessoal, não é algo difícil. Vamos recordar a tabuada, pensar no que estamos fazendo e treinar com exercícios. Precisamos vencer essa matéria!
Marlon estava entre os alunos com dificuldade e ficou constrangido com o discurso do professor; porém, sentia-se motivado a vencer. Estudou, solucionou as dúvidas que tinha e finalmente conseguiu aprender. Além disso, ajudou ou­tros alunos que precisavam entender a matéria.
Quinze anos depois, Marlon estava em um shopping da cidade e, para sua surpresa, viu o professor Gésio diante de uma vitrine. Com alegria, correu até ele para cumprimentá-lo. Eles aproveitaram para sentar-se e conversar um pouco, relembrando histórias do tempo de colégio.
- Hoje, eu consigo fazer cálculos muito complexos, pois sou engenheiro civil. Consigo encontrar a área não apenas de imagens irregulares planas, mas de qualquer figura, ainda que seja tridimensional.
- Pelo visto você agora sabe mais de matemática do que este seu professor!
- "Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes" -  respondeu Marlon, citando Isaac Newton.
Professores são gigantes que, muitas vezes, nos apoiam em seus ombros para que enxerguemos além. Em todas as fases do nosso aprendizado, os mes­tres têm nos ensinado o caminho da sabedoria. Por intermédio de seus esforços, os alunos podem sonhar com uma carreira profissional e em crescer em algum ramo do conhecimento.
Seus professores são seus gigantes. Apoie-se na sabedoria deles e desfrute dos ensinos que eles comunicam. Se você deseja enxergar mais longe, o melhor caminho é aquele indicado por um mestre sábio.

Deus nos conhece

Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior ao nosso coração e conhece tudo. 1 João 3:20
Nunca vi você tão desanimado - disse Valmir ao filho, Renato.
- Tudo o que eu faço parece que dá errado. Cansei! Vou parar de tentar.
- Você é jovem demais para desistir - Valmir respondeu.
Calmamente, o pai assentou-se ao lado do filho e perguntou:
- O que está dando errado?
- Minhas notas na faculdade estão péssimas e, por mais que eu tente, não consigo aprender. Fiz aquela entrevista para um estágio, mas não fui nem chamado para a segunda etapa. Estou precisando de um emprego, pois estou cansa­ do de pedir dinheiro até para pagar o passe de ônibus para a faculdade. Isso sem falar na namorada que me deixou sem falar o motivo...
Valmir olhou por um momento para o filho e disse-lhe:
- As notas estão baixas em razão de sua preguiça. Você tem estudado pouco e vive se distraindo com internet, jogos e conversas com seus amigos. Já passou da hora de se dedicar de verdade aos seus estudos. Quando você foi à entrevista de estágio, eu o avisei para não ir vestido daquela maneira relaxada. Eu jamais contrataria alguém com aquelas roupas e aquele penteado! Sobre sua namorada... nós sabemos que você fez uma péssima escolha, não?
- É horrível conversar com você - Renato suspirou. - É incrível como você me conhece tão bem!
- Filho, conheço seus defeitos, mas também conheço suas qualidades. Você pode reverter a situação, desde que abandone alguns hábitos e enfrente a vida com responsabilidade. Levante a cabeça, pois não vou deixá-lo desistir.
Deus nos conhece de uma forma ainda mais profunda, pois sabe de cada detalhe de nossa vida. Ele sabe de nossas falhas e defeitos. Ele nos oferece a salvação que está em Seu Filho, Jesus. O Senhor não permite que desistamos fácil, pois sabe que temos potencial para servi-Lhe com todo o nosso coração, vencendo as batalhas contra a tentação e o pecado.
Quando você está desanimado e sente-se impotente, Deus está ao seu lado, dando-lhe força para lutar contra aquilo que o impede de alcançar todo o seu potencial. Ouça a voz do Senhor e não


Olhe com sensibilidade
Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Mateus 9:36
Lembro-me de um período, anos atrás, em que os jornais anunciavam catás­trofes no mundo todo. Não que a situação tenha melhorado, mas aquela sequência de tragédias chamou a minha atenção. A natureza estava agitada na Ásia, com terremotos no Japão e temporais em outras áreas. A África era castigada com a fome e diversos atentados terroristas ocorriam no Oriente Médio. A Europa experimentava uma grave crise econômica. Na América do Norte, tufões atingiam grandes regiões; enquanto no Brasil, cidades do sul eram ala­gadas, e, do norte, sofriam com a seca. Assistir aos telejornais era contemplar a ação do pecado no planeta, devastando a natureza e a vida humana.
Como você se sente diante de eventos semelhantes? O que você pensa quando lê, por exemplo, que um deslizamento de terra vitimou 300 pessoas? Qual é a sua reação quando ouve que 3 mil pessoas morreram numa catástrofe ou em um conflito em determinado país? A maioria das pessoas sente um breve desconforto. Comovem-se por um instante, mas se esquecem do assunto assim que a mídia para de divulgá-lo. Há aqueles que se empenham mais para curar um cão sarnento que está na rua do que para ajudar pessoas vitimadas por desastres.
O coração das pessoas tem ficado insensível diante das dores que afligem o mundo. O ser humano é capaz de gastar milhões (e até bilhões) em edificações para receber grandes eventos esportivos, mas não tem a audácia de doar um valor mínimo para socorrer pessoas que estão morrendo de fome.
A humanidade está cada vez mais indiferente às dores do próximo. Vivemos em uma geração preocupada em consumir e andar na moda, mas que não olha para o necessitado ao lado, que sofre dos mais diversos males.
Jesus observava as multidões e, não só se compadecia delas, mas agia em favor dos sofredores. Hoje, Ele precisa de trabalhadores dispostos a completar Seu serviço, pessoas que desejam servir e anunciar a esperança (Mateus 9:38). Quero convidá-lo a atender ao chamado do Mestre. Olhe ao redor, chore com os que choram e ajude os que precisam. Cristo espera essa atitude de todos nós.

Relacíonando-se com Deus
Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a Ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais. Colossenses 1:10
Os olhos de Samira estavam cheios de lágrimas. Ela se casaria em poucas horas e nunca havia conversado com seu futuro marido, pois essa era a tradição de seu povo. Os pais haviam feito um contrato com outro casal quando ela era criança, e combinaram que seus filhos se casariam. Assim que ela chegou à idade do matrimônio, as famílias se encontraram duas ou três vezes e a jovem pôde olhar seu noivo, sem, contudo, conversarem.
Samira tinha medo de não amar o esposo, mas sua mãe, irmãs e avó diziam que o amor viria com o tempo. Ela temia que isso não acontecesse; pois, pelo fato de nunca terem conversado, não sabiam o que poderiam ter em comum.
Você se casaria com alguém sem nunca ter conversado com ele? Conseguiria amar sem ter desenvolvido um relacionamento que indicasse a possibilidade de serem felizes juntos? Muitas pessoas não conseguem amar a Deus por não conhecê-Lo de verdade. Nunca conversaram com Ele. Nunca abriram o coração, confessaram seus pecados ou contaram seus sonhos. Nunca tiveram um relacionamento sério com o Senhor; por isso, não conseguem ter qualquer sentimento pelo Salvador.
Assim como é impossível amar uma pessoa sem conhecê-la, é impossível amar a Deus sem conhecê-Lo. Não há como amá-Lo sem nos envolvermos e nos relacionarmos com Ele.
Como saber se realmente conhecemos a Deus? A Bíblia nos dá a resposta: "Se alguém diz: 'Eu o conheço', mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele" (1 João 2:4) e "Se alguém diz: 'Eu amo a Deus', mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê" (l João 4:20).
Ame o Senhor e o seu irmão, e obedeça aos mandamentos de Deus: esse é o melhor caminho para relacionar-se com o Senhor e conhecê-Lo de uma maneira verdadeira e intensa.

Quebra-cabeça
Mas Deus sempre mostra quem Ele é por meio das coisas boas que faz: é Ele quem manda as chuvas do céu e as colheitas no tempo certo; é Ele quem dá também alimento para vocês e enche o coração de vocês de alegria. Atos 14:17
A família estava empenhada em montar um quebra-cabeça de 3 mil peças que retratava um castelo à margem de um lago sob o céu azul. A imagem era linda e ficaria perfeita depois de colada e emoldurada em um quadro. Re­servaram uma mesa da sala e começaram a separar as peças por cores. Em seguida, começaram a montar o quebra-cabeça, mas a tarefa era difícil; pois, muitas vezes, o azul e branco do céu era refletido nas águas do lago. O mesmo acontecia com uma parte do castelo e, no começo, não sabiam se estavam mon­tando as paredes ou o reflexo no lago.
Os três irmãos se revezavam, montando um pouco cada um. Quando os pais chegavam do trabalho, tomavam um banho e lanchavam na mesa do quebra-cabeça, tentando encaixar algumas peças. Em um sábado à noite, a família se reuniu e ficou até às 2 horas da manhã, conversando e montando a imagem.
Foram quinze dias de trabalho até finalmente sobrar pouquíssimas peças. Eles fizeram questão de que todos estivessem reunidos para completar o qua­dro; porém, quando encaixaram todas as peças, notaram que estava faltando uma. Procuraram embaixo da mesa, nos cantos da sala, no sofá e nos demais cômodos da casa, mas ninguém encontrou a peça desaparecida. Olharam para o resultado e ficaram decepcionados, pois não dava para emoldurar uma imagem incompleta.
Você sente que está faltando alguma peça em sua vida? Há pessoas que não têm problemas com dinheiro, saúde ou família; mas, mesmo assim, notam a falta de algo que os façam felizes.
Isso ocorre quando não se permite que Deus entre no coração. O ser huma­no sente a sensação de vazio quando está longe do Senhor. Deus é a peça que falta e sem Ele somos incompletos. Sem o Salvador, tudo pode parecer perfeito, mas não sentimos a plenitude de nossas conquistas. Se Jesus é a peça que falta em sua vida, convide-O agora para fazer com que você seja completo e feliz de verdade.

Atraindo problemas
Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la. Salmo 34:14
Yan parecia ter um ímã para atrair problemas. Ele se relacionava com todos os grupos que traquinavam na escola e em seu bairro. Sempre estava envol­vido em brigas, depredação e encrencas. Foi ele quem arranjou um cigarro para fazer a bomba relógio que explodiu num dos banheiros da escola. Foi ele quem organizou o encontro entre dois brigões na saída da escola. Foi ele quem escondeu o aparelho de DVD que um garoto da vizinhança furtara. Era ele quem descia até a boca de fumo para buscar a droga que seus "amigos" não tinham coragem de comprar.
Yan nunca estava envolvido diretamente, mas sempre tinha participação nos problemas. Suas desculpas envolviam frases como: "Eu não explodi nada"; "Eu não bebo"; "Eu não fumo"; "Não furtei nada". Ele realmente acreditava que não procedia errado, pois apenas ajudava seus colegas, até que um dia um professor lhe disse:
- Você está ajudando a condenar seus amigos. Você os incentiva, ajuda-os a praticar o mal, apoia-os em seus atos de vandalismo e fornece álcool e drogas para eles. Yan, você está condenando essas pessoas, pois dá todos os recursos de que elas precisam para continuarem no caminho errado.
Não havia o que dizer a respeito daquelas palavras. Yan abaixou a cabeça e pensou no quanto se envolvia com os atos ilícitos que ocorriam ao seu redor. Não havia desculpas, pois ele realmente estava ligado intimamente àqueles problemas. Ele precisava admitir que fora cúmplice das transgressões dos amigos.
O que você faz quando está diante de algo que sabe ser errado: Afasta-se ou se aproxima? Qual é a sua atitude quando seus amigos que só pensam em cometer maldade ou vandalismo? Você os incentiva ou mostra o caminho certo para eles? Davi escreveu em uma ocasião: "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!" (Salmo 1:1).
Não se deixe levar pela maldade! Não seja seu aliado; pois, inevitavelmente você será responsável pelos danos que ela causar. Fuja para longe do que é errado. Procure sempre fazer o bem, pois é isso que Deus espera de Seus filhos.


Inspiração Juvenil - Cada Dia uma Nova História 
Denis Cruz

CPB



Comentários