Como deve ser a disciplina de crianças entre 6 e 9 anos?

Cara amiga,
Segundo a Bíblia, para educar bem as crianças é necessário amor, paciência e firmeza.
Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Não existe uma resposta certa, mas o bom senso deve prevalecer. Por exemplo, sempre levar a criança a uma problematização do tipo, “Carlinha, você tem duas opções, ou arruma seu quarto sem a mamãe pedir e terá tempo para brincar, ou arruma seu quarto só depois de a mamãe pedir muitas vezes e não terá o tempo para brincar”, você escolhe, qual é sua opção?
Valorizar (também sem excessos) os pontos positivos, e nunca acusar, “Você é um preguiçoso”, “Não sabe nada”, etc., isso conduz a criança a uma internalização de que realmente ela é aquilo e se torna passiva as citações, se tornando o que falam.
Existem bons livros sobre educação de filhos. Mas é importante filtrar o que é bom do que não é. Em minha opinião não existe nada tão atual, e ao mesmo tempo tão cristão a respeito de educação de crianças do que as orientações dadas pela autora do livro “Fundamentos da educação Cristã”.
Talvez esteja buscando orientações para lidar com alunos, não sei, mas o mais importante é lidar com crianças de forma segura e com limites, eles nos testam o tempo todo e um lapso pode ocasionar a falta de respeito.
Incentivos também são importantes. Exemplo: Teremos um gostoso passeio para fazer quando deixarmos as tarefinhas caprichadas.
Eu gosto de usar um incentivo visual, do tipo painel com borboletas, onde cada aluno tem uma borboleta, e durante as atividades sempre realizamos uma auto-avaliação com o aluno sobre como ele está, será que a borboleta vai voar (ela só sai do lugar se ele se comportou adequadamente, fez suas tarefas, etc.), faz um sucesso na sala. Tem várias formas de se obter um bom resultado disciplinar.
Sempre ore com seus filhos ou com seus alunos e por eles. Peça continua orientação de Deus, com toda a certeza haverá muito mais acertos do que erros.
Outros livros poderão lhe ajudar, são eles: Educação e Orientação da Criança. Os dois da aurora Ellen White, da editora Casa Publicadora Brasileira.
Espero ter sido útil.
Com estima cristã,

Comentários