Gostaria de saber como agir com uma criança tremendamente irritada e hiperativa.

Um filho hiperativo geralmente perde muito fácil a concentração em coisas que não são do seu interesse. Normalmente são crianças muito inteligentes.
As dificuldades de aprendizagem existem, normalmente, porque não se interessam por muitas coisas.
Sugiro você incentivar o seu filho nas coisas que ele gosta.
A Bíblia assegura que esta forma de educar será bem sucedida, com a bênção de Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6
Algumas atividades que você pode incentivar o seu filho a participar: coleção de selos, leitura de certos tipos de livros ( livros que falam da natureza, etc…), jogos que exijam concentração (xadrez por exemplo), participação em clubes educativos (desbravadores ou escoteiros).
Você pode confiar a ele fazer algumas tarefas em casa (aquelas sem riscos físicos é claro). Tarefas que exijam responsabilidade, são desafios para os hiperativos.
As crianças não sabem fazer suas escolhas ainda, por isso necessitam da nossa orientação. Oriente seu filho naquilo que lhe ajudará a progredir e o deixará satisfeito, pois gosta do que faz. Converse sempre com seu filho e assim descobrirá que coisas o tem aborrecido e deixado irritado.
Acima de tudo tenha firmeza. Mas com muito amor! É importante não ceder aos caprichos, sempre explicando os motivos.
As vezes pode ser necessário aplicar algum castigo como: deixar de ganhar um presente, ou de ir algum lugar que goste. Jamais gritar ou agredir fisicamente. Palmadinhas apenas em último caso.
Seria interessante você procurar a orientação de um profissional cristão de psicologia e /ou neurologia. Eles podem lhe ajudar muito!
E não deixe de orar pelo seu filho diariamente, isto é muito importante. Ore com ele também.
Deus lhe abençoe e a esta criança. Estarei orando por vocês.

http://biblia.com.br/perguntas-biblicas

Comentários