O profeta velho

O 13º capítulo do primeiro livro de Reis nos fala de dois profetas, o profeta de Judá e o profeta de Betel. Não se tem o nome deles. O primeiro é chamado várias vezes de “o homem de Deus”. O segundo é chamado três vezes de “o profeta velho”. Eles não se conheciam.

O homem de Deus veio a Betel para repreender a idolatria de Jeroboão. Recebeu ordens expressas de Deus para não comer pão nem beber água naquele lugar. Quando o rei Jeroboão insistiu com ele para ir à sua casa para comer e beber, o homem de Deus respondeu: “Ainda que me desses a metade de tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar” (1:8). Ele rejeitou também o convite do profeta velho para comer e beber em sua casa (13:15-17).

Acontece, porém, que o profeta velho lançou mão de uma mentira e conseguiu levar o homem de Deus à desobediência: “Eu também sou profeta como você, e o Deus Eterno mandou que um anjo me dissesse que levasse você até a minha casa e lhe oferecesse a minha hospitalidade” (13:18, BLH). Assim posto, o homem de Deus voltou e comeu pão e bebeu água naquele lugar, tornando-se desobediente ao Senhor. Estando os dois homens à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta velho e ele disse ao homem de Deus: “O Deus Eterno diz que você desobedeceu e não fez o que Ele mandou... Por causa disso, você será morto, e o seu corpo não será enterrado na sepultura de sua família” (13:22, BLH). Ao voltar para Judá, o homem de Deus foi morto por um leão e enterrado no sepulcro do profeta velho.

A triste história nos dá conta que o homem de Deus foi vítima de uma mentira. Assim como Eva, que preferiu acreditar no “É certo que não morrereis” da serpente (Gn 3:3) e não no “É certo que morrereis” de Deus (Gn 2:17). Por essa razão, a mulher comeu da árvore do bem e do mal e o pecado entrou no mundo (Rm 5:12).

De vez em quando você topa com algum profeta velho ou com uma “profetiza velha” por aí, que podem lhe dizer ter recebido por meios sobrenaturais uma mensagem de Deus para você. É preciso tomar muito cuidado. Se o recado de Deus para você por meio desse profeta contrariar a orientação original do Senhor, não caia nessa cilada.

Deus o abençoe!

(Ultimato)
____________________

Jesus alertou que devemos examinar as Escrituras (João 5:39). Se conhecermos o que a Bíblia ensina e decidirmos manter fidelidade a Deus, não daremos ouvidos a quem quer que seja que venha com uma mensagem contrária ao que a Bíblia orienta. Se é Deus quem nos diz para fazermos ou deixarmos de fazer algo, como filhos obedientes, devemos respeitar Sua ordem e praticar aquilo que Ele nos pede para fazer.
Muito cuidado! Infelizmente o mundo está cheio de "profetas velhos"!

"Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.
Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça"
(2 Coríntios 11:13-15).

(Adriana Vaz)

Comentários