Você é aquilo que pensa

Aristóteles disse uma certa vez que o corpo e a mente saudáveis se encontram entrelaçados de alguma forma. O que hoje  observamos, é uma compreensão melhor do sistema imunológico do organismo. Embora os cientistas não consigam tomar uma emoção específica, tal como a ira, e relacioná-la a uma doença específica, como o ataque cardíaco, podem agora mensurar a resposta imunológica do corpo a estresse específicos. Eles relatam que pessoas em estado emocional deprimido e negativo podem tornar-se especialmente vulneráveis a doenças que afetam o sistema imunológico, tais como asma, artrite reumatoide e câncer.
Uma vida emocionalmente estável constitui um fator tão importante para a boa saúde quanto influências mais tradicionais, como boa dieta, exercício regular e a abstinência de álcool, fumo e outras drogas. Como você encara a vida também é cuidar da saúde.
Emoções positivas e práticas saudáveis de vida são capazes de estimular a produção de endorfinas. Essas misteriosas substâncias são produzidas pelo cérebro e podem gerar notáveis estados de bem estar e melhoram também o sistema imunológico. As endorfinas, em outras palavras, não apenas causam a sensação de bem estar, elas de fato ajudam você a ficar bem.
A própria Bíblia dá algumas lições sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental. Em Provérbios, Salomão escreveu “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” Provérbios 17:22 e Paulo acrescenta: “Portanto, meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios; o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto.” Filipenses 4:8.
O importante é cuidar de ambas as partes, saúde física e mental andam juntas. Por isso, pratique esportes, cuide da sua alimentação, sono, como também tenha um tempo para dedicar-se à aquilo que te faz bem. Cuide de seus relacionamentos, medite na palavra de Deus e reserve um tempo para colocar sua cabeça em ordem, lembrando que tudo o que você pensa e faz tem muita influência na sua vida.

Fonte: Livro “Vida Dinâmica” publicado pela editora Casa Publicadora.
 


Via: CEVISA

Comentários