8 de janeiro de 2016

Saúde: Alimentação para uma vida sem estresse

Hábitos alimentares têm forte relação com saúde mental.
Um dos grandes vilões modernos da qualidade de vida se chama estresse. Na verdade, o estresse em si não é um problema. O problema é que o nível de estresse que as pessoas costumam ter está além do que é saudável e necessário para o desempenho de suas atividades diárias. E, mesmo no nível saudável, algumas pessoas possuem dificuldade de gerenciá-lo e, desta forma, permitem que ele atinja níveis maiores.
O estresse é uma reação psicofisiológica do organismo diante de uma situação que gera algum desequilíbrio no ambiente (interno ou externo) do indivíduo. Um dos cuidados essenciais para ter uma vida livre dos prejuízos gerados pelos níveis ruins do estresse é ter uma boa alimentação.
Martha Davis, Elizabeth Robbins Eshelman e Matthew Mckay, no livro “Manual de Relaxamento e Redução do Estresse”, tratam da alimentação como um meio de controlar e minimizar os efeitos do estresse. Bons hábitos alimentares, de acordo com os autores, fortalecem o organismo e a mente para produzirem reações de enfrentamento melhores. Entre os hábitos alimentares ressaltados pelos autores como importantes estão:
1. Comer alimentos variados.
2. Evitar gorduras.
3. Comer mais alimentos naturais.
4. Evitar o açúcar.
5. Evitar o sódio.
6. Evitar o álcool.
7. Evitar a cafeína.
8. Alimentar-se com regularidade.
9. Fazer refeições tranquilas.
Muitas pessoas não consideram que estes hábitos possuem alguma relação com sua saúde mental, mas na verdade possuem, e a falta deles pode nos levar a prejudicar não apenas o corpo, mas também o desempenho de nossa mente diante de situações que chamamos de estressoras.
O cuidado com os hábitos alimentares também nos ajuda a desenvolver uma característica que é bem importante para o enfrentamento do estresse – domínio próprio. Quando negamos comer o que nosso apetite pervertido deseja, para comer aquilo que nosso corpo necessita, então exercitamos uma habilidade de controle que é muito necessária em diversas ocasiões do dia a dia.
Outra vantagem em ter uma boa alimentação é que isto geralmente nos proporciona uma boa aparência física. Hoje, muito sofrimento psíquico é gerado pelo desconforto que as pessoas sentem com a aparência física, e o processo de perda de peso, por exemplo, é fonte de estresse para muita gente.
Há muitas vantagens em alimentar-se bem. Aqui citamos apenas algumas que podem colaborar para que você viva uma vida mais light, sem estresse.




Karyne Correia


Mente Saudável


Os cuidados para se ter uma vida mentalmente saudável.

Perfil do autor

Psicóloga e Mestre em Psicologia. Atua na área clínica, é palestrante e consultora na área de treinamentos, realiza atendimento psicológico online, é coordenadora do Programa Pense Magro, e editora do Blog MulherAdventista.com. Twitter: @karynemlira Blog: www.karynemlira.com Facebook: https://www.facebook.com/KaryneMLiraCorreia

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