Como sair do poço - O que fazer?

Como sair do poço

  
“Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19).
Para que possamos sair do poço do pecado, precisamos pedir a Deus que lance nossos pecados nas profundezas do mar. O poço do pecado é profundo e tenebroso. O homem não pode, por si mesmo, sair dele. Somente um poder infinito pode erguer o transgressor, pondo-o em contato com a luz. Jesus veio ao mundo para criar essa possibilidade.
A salvação é um dom de Deus.  Se é um dom, então não temos que pagar nada por ele. O apóstolo Paulo usa palavras cristalinas para dirimir qualquer dúvida: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é  dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9).
Fica bem claro, portanto, que não podemos sair do fundo do poço por meio de esforços humanos. Cristo, mediante Seu sacrifício, desceu uma corda até nós, para que pudéssemos subir para a luz.
Pela fé, aceitamos o dom da salvação. Pela fé, seguramos a corda. Nós a aceitamos como nosso único meio de escape. E o que está incluído nessa salvação? O perdão, ou justificação, e a santificação. Ao aceitarmos, pela fé, que Jesus é capaz de nos tirar da sujeira do pecado, somos perdoados e justificados. Nossas roupas enlameadas são retiradas pelas mãos divinas, e em lugar, colocadas as vestes puras da justiça de Cristo. Deus nos declara justos com base na justiça de Seu Filho. A justificação é o ato divino pelo qual Deus declara justo um pecador penitente, ou o trata como justo. E qual é a base da justificação? Não é a nossa obediência, e sim a de Cristo Jesus, pois “por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida. … Por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Rm 5:18-19). Desse modo, somos retirados das trevas para vivermos na luz. A luz é a santificação. Ser santo significa viver fora do poço do pecado.
Para permanecermos fora do poço do pecado, devemos estar ligados à Videira verdadeira, que é Cristo. Todo ramo ligado à Videira não volta para o abismo do mal. Enoque viveu numa época de muita depravação. Mesmo assim, sua vida foi como um lírio.  Estava sempre em contato com a luz. Pela fé, aceitou a justiça do Cordeiro de Deus que, na plenitude do tempo, seria imolado para tirar os pecados de muitos.

RL
Amilton Menezes


O QUE FAZER?

Não repreendas o escarnecedor, para que não te aborreça, repreende o sábio e ele te amará. Prov. 9:8

O que fazer com o filho rebelde que desrespeita os pais e menospreza seus conselhos? Como iniciar uma conversa com alguém que não quer ouvir? Que tipo de ajuda se pode dar ao escarnecedor?
O conselho bíblico de hoje é  contundente: “Não o repreendas.” “Deixa-o seguir o seu caminho.”  Mas a Bíblia não afirma que Deus está sempre chamando e esperando o retorno do filho rebelde?
A razão pela qual Salomão aconselha “não repreende o escarnecedor”, é que o escarnecedor perdeu a noção do certo e do errado. O verbo repreender, yakaj em hebraico envolve juízo de valores. Literalmente Salomão está afirmando “Não digas ao escarnecedor o que é certo ou errado”, porque ele não tem mais capacidade de distinguir o bem do mal. Como pode um homem que perdeu o paladar saber o que  é doce ou salgado?
Chega  um ponto em que ajudar o escarnecedor só causa aborrecimento. A pessoa não quer  ouvir e reage com agressividade ou indiferença. Nesses casos o melhor caminho é a oração. A oração nunca falha. Enquanto você ora, Deus continua trabalhando no coração do pecador impenitente.
Um dia Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo e nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e voltando-se, vos dilacerem.” Mat. 7:6 Jesus estava confirmando o conselho de Salomão. Insistir em ajudar alguém que não quer ser ajudado e correr o risco de acabar dilacerado. Todos saem perdendo.
O que você pode fazer pelo ser amado que não quer ouvir conselhos? Apenas amá-lo. Mostrar-lhe que você está ao seu lado. Pode não concordar com sua maneira de pensar e de agir, mas você está presente, pronto a estender-lhe a mão na hora que ele precisar.
Amar em silêncio, é a melhor maneira de conquistar um coração rebelde. Ninguém resiste o argumento do amor. Palavras fazem muito barulho e  dizem  pouca coisa. O amor é como espada afiada que penetra a alma.
Faça de hoje um dia de amor e de compreensão. Faça desde dia também um dia de oração intercessória. Coloque diante de Deus o nome de alguma pessoa que você ama e que não se deixa ajudar, mas não esqueça o conselho: “Não repreendas o escarnecedor para que não te aborreça, repreende o sábio e ele te amará.”

Alejandro Bullón

Comentários