18 de julho de 2017

Por que cristãos não vestem isso?

Se Deus fala em Sua Palavra a respeito da vestimenta, certamente o considera importante.
“Por que você não usa mini saia igual às outras meninas?’, foi a pergunta de um dos mais reconhecidos apresentadores de TV no Brasil, Silvio Santos. O questionamento foi feito no palco a uma garotinha de aproximadamente 6 anos, que gaguejou ao responder que era cristã. “Mas por que pessoas cristãs se vestem de forma diferente?”, ele insistiu. Sem saber como reagir diante da situação, e pequena respondeu: “Eu não sei”. Sua mãe, que a acompanhava no programa, permaneceu muda enquanto exibia um constrangido sorriso. Sem desistir de obter uma resposta esclarecedora, o comunicador reformulou seu questionamento com várias outras palavras. Ainda assim, só recebeu de volta constrangimento, segundos de silêncio e poucas palavras sem sentido.
Esse acontecimento foi exposto a nível nacional, porém, representa a dúvida anônima de muita gente, inclusive de muitos cristãos. Você saberia responder à pergunta do apresentador? Se um amigo lhe fizesse algum questionamento parecido, como você reagiria? Afinal, por que você, como cristão, possui uma ideologia diferente a respeito da aparência? Esse tema é tratado como algo polêmico, mas discordo. Quanto mais leio a Bíblia, mais percebo a clareza e a simplicidade do assunto. Como dizem, nós complicamos coisas simples. Modéstia cristã virou um tabu, por isso dedico parte do meu trabalho à desmistificação dessa temática. Se quiser, dê uma olhada no meu canal no YouTube.
Leia também: A vestimenta e a luxúria sexual
Enfim, por que promovemos cuidados especiais com a nossa imagem? Além das razões explicadas pela psicologia e comunicação (que já abordei em outros artigos por aqui*), é importante saber que decência, modéstia, discrição e distinção visual entre os gêneros são princípios bíblicos, e não ideias inventadas por crentes. Deus não desperdiça palavras. Se Ele fala a respeito de algo, certamente o considera importante. Então, obviamente, se Ele não se importasse com nossa aparência, nem tocaria no assunto.
Basta uma rápida pesquisa para encontrar inúmeras citações bíblicas quanto à imagem e vestimenta. Vou citar algumas:
  • I Pedro 3:3 (ostentação no vestuário)
  • Gênesis 3:21 (roupas no Éden)
  • I Timóteo 2:9-10 (decência, modéstia e bom senso na vestimenta)
  • Provérbios 11:22 (discrição na imagem)
  • Deuteronômio 22:5 (distinção na aparência do homem e da mulher)
  • I Tessalonicenses 5:22 (cuidado com a aparência)
  • Gênesis 35:1-4 (joias e a adoração).
Constantemente vemos discursos populares, porém, antibíblicos, sobre estilo de vida cristão. Muitos usam meias-verdades para defender o comodismo e a libertinagem, principalmente no quesito imagem. “Não adoro a Deus com minhas roupas, mas sim com meu coração”, vi numa aplaudida publicação. Infelizmente, uma das afirmações mais comuns quando se fala de imagem cristã é: “Deus não liga para a aparência”. Usa-se textos bíblicos fora de contexto para defender essa crença. Mas, como você pôde ver no parágrafo acima, dizer isso é ignorar ideologias divinas, arrancar páginas da Palavra de Deus. A recomendação é que não se tire nem uma vírgula da Bíblia, imagine só tirar princípios inteiros, como se nem existissem. O jeito mais eficaz de sabermos se Deus se importa ou não com algo é perguntando a Ele. Simples.
Numa profunda mensagem do Pr. Ivan Saraiva no programa Está Escrito, na TV Novo Tempo, ele disse: “Graça que não transforma não é graça, é desgraça”. Ele continuou o pensamento dizendo que ao aceitarmos a graça de Deus somos totalmente transformados — nossa alimentação muda, nossos relacionamentos mudam, nossas atividades mudam e, sim, até nossa vestimenta muda. Ainda que sua vestimenta não afete sua comunhão, a sua comunhão afeta tudo em sua vida, inclusive a sua vestimenta. A contemplação a Deus sempre gera transformação (II Coríntios 3:18). Deus nos aceita como estamos, mas de forma alguma nos deixa assim.
Que nosso desejo seja o mesmo de Davi: “Que TUDO que há em mim louve o nome do Senhor” (Salmos 103:1). Tudo mesmo, inclusive nossa imagem.

Emanuelle Sales


Imagem & Semelhança

Beleza e vestuário analisados segundo os critérios da Bíblia Sagrada em uma linguagem mais informal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário